• Como iniciar um novo negócio

    negocioAo iniciar um novo negócio, alguns aspectos devem ou deveriam ser analisados pelos empreendedores. Afinal, o que é um “negócio”? Negócios são todas as atividades que visam alcançar objetivos dentro de um contexto da economia. As bases iniciais para a abertura de um negócio estão concentradas nas oportunidades de marketing ou de mercado. Uma oportunidade de marketing é “uma área de necessidade do comprador em que a empresa pode atuar rentavelmente” (KOTLER, 1995, p. 87).  Ainda de acordo com Kotler (1995),  um negócio é considerado ideal quando apresenta alta incidência de oportunidades e baixa incidência de ameaças. Logicamente, a situação inversa apresenta uma condição de negócio de alto risco. Desta forma, o passo inicial para  a abertura de um empreendimento consiste em encontrar as reais oportunidades de marketing, que podem ser originadas da escassez, inovação ou melhoria de processos sempre focados nas necessidades humanas não atendidas ou mal atendidas. Há ainda a possibilidade de abertura de um negócio com objetivo de ocupar o espaço de um concorrente.

    O estudo que viabiliza o entendimento das oportunidades de mercado é a análise de mercado, que determina, além das situações favoráveis, o potencial de tamanho de mercado e as influências externas que afetam positivamente ou negativamente uma empresa. É necessário que, ao estudar o mercado, o empreendedor obtenha respostas relacionadas aos objetivos (missão) do empreendimento, tamanho do mercado, pontos fortes e fracos, recursos disponíveis, oportunidades e ameaças, estratégias dos concorrentes, entre outras.

    Para facilitar o entendimento, podemos resumir os estudos em  dimensões  chamadas (Oportunidades; Tamanho do mercado; Perfil do consumidor/ comprador; Estrutura organizacional; Concorrentes e Fatores de influência). Estes itens formam a base intelectual do marketing que, devidamente desenvolvidos principiam a segunda parte importante para a abertura de um negócio, que é a definição coerente das estratégias de marketing, seguidas dos mecanismos de controle(relatórios e desempenho planejado) e análise financeira/orçamentos.

    Com a compreensão destes fatores, definidos teoricamente como a “Dinâmica ou Processo do Marketing“, tornam-se naturais as informações qualitativas sobre os motivos que levam os negócios brasileiros à falência, principalmente as Micro e  Pequenas Empresas – MPEs. Desta forma, é essencial disseminar a educação do empreendedorismo e do marketing como áreas que alavancam a criação de negócios solidificados no estudo do mercado e na determinação de oportunidades claras e rentáveis. Aos novos empreendedores, além da prática correta da “Dinâmica do Marketing” e articulação estratégica, várias dicas úteis são listadas abaixo.  Aproveite e sucesso!

    • Consulte um contador ou advogado sobre os encargos(impostos) que incidem sobre seu negócio;
    • Cuide bem das finanças. Aprenda a executar fluxo de caixa e análise de lucratividade e rentabilidade; Calcule o investimento necessário e reserva de capital de giro;
    • Não confie somente na memória. Crie relatórios eficientes para controlar as ações e resultados;
    • Planeje todas as ações;
    • Separe pessoa física de pessoa jurídica.
    • Estude os fatores de influência detalhadamente;
    • Sempre tenha um diferencial(para a empresa e para o(s) produto(s) / serviço(s)). É importante que este diferencial seja percebido como tal, pelo mercado (consumidores/compradores).
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    Comentários


    1. Hayre Borges

      Muito, muito bom este post.
      Grande parte das pessoas não analisam metade dos pontos citados acima na hora de abrir um novo negócio, fazendo com que, mais cedo ou mais tarde, elas enfrentem grandes problemas.
      Numa época em que muitas pessoas (que entendem de marketing ou não) sonham em montar o seu próprio negócio algum dia, este post é de grande valia para alertá-las que, para dar certo, várias variáveis devem ser analisadas e trabalhadas com cautela.

      Abraço

    2. E com certeza eu quero ter meu próprio negócio!

    3. avemarketing

      Hayre, sua presença por aqui é sempre bem vinda. Obrigado.

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