• avemarketing entrevista #2: Michel Lent

    Michel Lent Schwartzman, Geremichel_lent_2009nte Geral e VP de Criação da OgilvyInteractive Brasil, é formado em Design Gráfico e mestre em Telecomunicações Interativas pela New York University. Iniciou sua carreira em internet 1995 na EURO/RSCG. Pioneiro da internet brasileira, fundou a agência digital 10’Minutos em 1996. Em 2000 assumiu a direção de criação da DM9DDB. De volta a 10’Minutos em 2002, permaneceu a frente da agência até o processo de fusão com a Ogilvy em 2009.

    Palestrante internacional, já recebeu prêmios nos principais festivais de publicidade como Cannes, Clio, New York Festivals, entre outros.

    Um dos principais nomes da publicidade digital atual, Michel concedeu entrevista exclusiva ao blog avemarketing. Confira abaixo como foi esse  bate papo muito interessante e imperdível.

    avemarketing: Fale um pouco sobre sua carreira profissional.

    Estou completando 15 anos de carreira agora. Na realidade, comecei um pouco antes trabalhando com design gráfico, mas minha entrada no mundo das mídias interativas foi em 1994, em Nova York, quando fui fazer um mestrado na NYU.

    avemarketing: Relate um pouco sobre sua atuação com internet.

    Vindo do design gráfico, eu fui trabalhar com internet pelo lado da interface, projetando e construindo sites. Com o amadurecimento do meio fui me direcionando para a publicidade. Meu primeiro trabalho em agência foi em Nova York, 1995, na MVBMS Euro/RSCG, no departamento de internet. Em 2000, voltei para o mundo das agências para dirigir a criação da DM9. E de lá para cá continuei focado em publicidade e internet.

    avemarketing: Você sempre foi um entusiasta da internet, correto? Qual sua opinião sobre os impactos negativos e positivos da internet nos próximos anos?

    Sou um total entusiasta. Tão entusiasta, que não vejo impactos negativos da internet nem no passado nem no futuro. Acho que ela só melhora o mundo e só vai fazer com que melhore ainda mais.

    avemarketing: Quais as contribuições da internet para a publicidade e o design?

    Para o Design abriu uma nova frente de atuação com o Design de Interfaces. Para a publicidade é um furacão que está forçando se repensar completamente a forma como o business funciona, tanto para clientes quanto para agências.

    avemarketing: As mídias sociais despontam como um grande recurso, ao unir pessoas. O Orkut contabiliza mais de 40 milhões de adeptos em apenas cinco anos de existência, ou seja, é um dado numericamente expressivo. Fale sobre o crescimento das mídias sociais.

    O grande poder da internet está na interação e no relacionamento. É isso que a torna mais interessante do que todas as demais mídias que vieram antes. A internet é em essência, uma mídia social. Sites como Orkut, Facebook e ferramentas como o MSN e o Twitter são o amadurecimento deste conceito em forma de ferramenta. Portanto, o crescimento das mídias sociais está diretamente ligado ao crescimento da internet em número de usuários.

    avemarketing: Qual sua visão sobre o futuro da blogosfera?

    lentAcho que os blogs serão transformados em função das novas ferramentas, em especial dos microblogs como o Twitter. O crescimento dos blogs deverá continuar, porém em menor ritmo e a qualidade do conteúdo tende a melhorar, uma vez que os blogueiros menos empenhados escolherão outras ferramentas de expressão, mais simples e mais diretas.

    avemarketing: Entendo que ainda falta referencial científico sobre a audiência na internet. O que você pensa a respeito?

    Não sei se falta referencial científico. Acho que ainda faltam dados, mas a cada dia temos mais informação. Na minha opinião, chegamos a um estágio satisfatório.

    avemarketing: A Realidade Aumentada, ainda com utilização tímida, é ferramenta disponível e interessante para a publicidade. Michel, o que vem por aí, em se tratando de comunicação digital?

    Acho que veremos mais e mais a disponibilidade de ferramentas de interatividade multi-plataforma e multi-meios.  Estaremos cada vez menos presos a esta ou aquela plataforma e veremos mais ações que integram diversos dispositivos, com cross de celular, ponto de vendas, vitrine, geladeira, internet, TV, etc.

    avemarketing: O que uma marca deve fazer para conseguir destaque na internet?

    Criar relevância através do estabelecimento de mensagens e serviços que falem com seu público-alvo de tal forma que para ele seja interessante dedicar seu tempo à determinada marca ou produto. O share-of-mind agora passa obrigatoriamente pelo share-of-time.

    avemarketing: Para finalizar, quais dicas você dá aos futuros  profissionais de comunicação, marketing e criação digital/web?

    Especializem-se em ferramentas, mas mantenham a cabeça aberta para todas as facetas e disciplinas do marketing e da criação. O futuro (presente) da comunicação é integrado e será feito melhor por aqueles que consigam usar de todas as ferramentas.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. Hayre Borges

      Era esse post que eu estava esperando! ^^
      Muito bom!

    2. avemarketing

      Hayre, tbém gostei muito da entrevista. Obrigado e um abração.

    3. […] também: :: avemarketing entrevista #2 – Michel Lent :: avemarketing entrevista #1: Arnaldo […]

    4. […] #4 – Dr. Donald K. Hsu :: avemarketing entrevista #3 – Ester Beatriz (parte 1) (parte 2) :: avemarketing entrevista #2 – Michel Lent :: avemarketing entrevista #1 – Arnald0 […]

    5. […] This post was mentioned on Twitter by avemarketing, avemarketing. avemarketing said: avemarketing entrevista nr. 2 com Michel Lent http://migre.me/gXbP […]

    6. The information here is great. I will invite my friends here.

      Thanks

    7. […] também: :: avemarketing entrevista #3: Ester Beatriz (parte 1) :: avemarketing entrevista #2: Michel Lent :: avemarketing entrevista #1: Arnaldo […]

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>