• Home
  • Consultoria
  • Palestra
  • Fotos
  • Contato
  • Mural de recados
  • Vídeos
  • Links
BlogAvemarketing
  • Home
  • avemarketing
  • Colaboradores
  • Media Kit
  • RSS
  • Contato
  • Arquétipo
    2 de outubro de 2009 | Por avemarketing em Marketing

    Arquétipos são modelos mentais que os seres humanos adotam. Representam padrões e mitos e há muita dificuldade  no entendimento e compreensão quando o arquétipo(modelo) é quebrado. A utilização dos arquétipos na publicidade tem redundância na semiótica – estudo dos signos.

    Observe as reações dos seres humanos quando um arquétipo é rompido, no vídeo abaixo.

    Outro exemplo claro está na publicidade de cerveja, onde o arquétipo homem dominante e mulher submissa/serva fica sempre muito evidente. A  peça à direita demonstra o poder do homem e sua força. Já o material para pdv (peça à esquerda), retrata a mulher imaginária do universo masculino e o desejo do macho dominante. A roupa é utilizada como signficante da fantasia associada. Ainda, a posição da mão esquerda e dos dedos, ao mesmo tempo que reforçam a fantasia, indicam sutilmente o copo de cerveja. Já o ambiente com ícones redondos faz a ligação com o approach.


    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    11 Comentários - Comente!
    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. Dá-lhe arquétipo - Produto:”Batalha naval” « avemarketing
      10 de out às 9:34 pm

      […] bem que mudou. Abaixo segue uma embalagem do jogo batalha naval da década de 50 com um exemplo de arquétipo escandaloso da sociedade contemporânea. Descubra qual é e poste um […]

    2. Site Natalino da Bauducco « avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.
      01 de dez às 12:39 am

      […] também :: Programa Comercial e Cia :: Embromation – Viral :: Arquétipo :: Como iniciar um novo negócio :: Extensão de […]

    3. Tursão
      20 de dez às 10:09 am

      Poxa, eu não sabia disso…Legal saber disso

    4. Publicidade machista é retirada do ar - Toyota Clean Getaway « avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.
      22 de abr às 1:04 am

      […] gente sabe, mas a quantidade de peças publicitárias com conotação machista (leia arquétipo do machismo dominante aceito pela sociedade) é produzida em um número alto. Recentemente, no […]

    5. Mascote animadinho « avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.
      22 de Maio às 12:26 pm

      […] também: :: Marcas, logomarcas e mascotes – uma pequena visão semiótica :: Arquétipo :: Cuidado para não misturar o mundo da internet com o mundo real :: Mídia exterior bem bolada :: […]

    6. Uma coincidência semiótica… « avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.
      08 de jun às 6:11 pm

      […] também :: Um mascote animadinho :: Arquétipo :: Marcas, logomarcas e mascotes – uma pequena visão […]

    7. Compreenda o marketing político e a comunicação política. | avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.
      29 de set às 11:44 am

      […] transforma-se em elemento de destaque no desenvolvimento da propaganda política.Em face disso,  Estereótipos são repetidos a exaustão, tais como: apertos de mão; tapinhas nas costas;  “corpo a […]

    8. Coca-Cola: Razões para crer | avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.
      19 de jan às 2:34 pm

      […] reproduzida a teoria do “Arquétipo do Inocente”. Derivado do entendimento do Mito, o arquétipo do inocente é a visão purista e positiva sobre os modelos e fatos cotidianos, muito comum às […]

    9. Associação de Gays e Lésbicas contra o comercial da Nova Schin | avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.
      29 de Maio às 5:30 pm

      […] combatido por toda a sociedade. Entretanto, a publicidade em questão utiliza do arcabouço do arquétipo para, humoristicamente falando, contextualizar uma brincadeira entre amigos. Entendo que tal […]

    10. Teaser – Bem misteriosa | avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.
      29 de Maio às 6:03 pm

      […] :: Cerveja Devassa :: Teletransporter – Cerveja Andes :: Estratégia para segmento de cerveja :: Arquétipo :: Home – Blog avemarketing bb_keywords = "schin"; bb_bid = ""; bb_lang = ""; bb_name = […]

    11. Audiência e Tv, + Celebrity! » Associação de Gays e Lésbicas estão contra o comercial da Nova Schin
      21 de jun às 9:48 pm

      […] combatido por toda a sociedade. Entretanto, a publicidade em questão utiliza do arcabouço do arquétipo para, humoristicamente falando, contextualizar uma brincadeira entre amigos. Entendo que tal […]

    Deixe seu comentário

    Clique aqui para cancelar a resposta.

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  • 10 erros comuns no varejo brasileiro
  • Boletim Informativo:.
    Receba todas as atualizações do AveMarketing! no seu email

  • Redes sociais

    Facebook      RSS

  • Arquivo

  • Top Blog 2012

  • Top Blog 2011

  • Parceiros

  • Publicidade

No Blog

  • Home
  • avemarketing
  • Colaboradores
  • Media Kit
  • RSS
  • Contato

No Site

  • Home
  • Consultoria
  • Palestra
  • Fotos
  • Contato
  • Mural de recados
  • Vídeos
  • Links

Social Media

  • Facebook
  • Orkut
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

Tags

administração animação brand branding campanha cerveja coca cola comportamento comunicação comunicação social conhecimento consumo criação design destaque dicas Embalagem empreendedorismo estratégia facebook Gestão Humor informação internet marca marcas Marketing mercado mídia Mídia Social nielsen brasil pdv produto produtos promoção promoção de vendas propaganda publicidade redes sociais serviços tecnologia tv twitter varejo vídeo
logo-setequatro