-
Diferencial e o trabalho
Na minha humilde opinião, trabalho e arte estão intimamente ligados. A relação do trabalho com o prazer deve ser condição sine qua non para a harmonia da vida. Infelizmente, para muitos, o trabalho tem um espectro de desgosto e desprazer, sensação que emergiu no mundo moderno a partir da revolução industrial. Dentre as várias teorias motivacionais existentes, destaco para este post o entendimento acerca das “Teorias X” e “Y”. Para McGregor (McGREGOR apud ROBBINS, 2004, p.205) os gestores possuem duas visões distintas dos trabalhadores e sua relação com a motivação para o trabalho. Uma visão é o contexto negativo delineado pelo autor como “Teoria X”. Neste contexto, o homem tem uma aversão ao trabalho e precisa de controle excessivo para que suas responsabilidades sejam executadas. Já, ao contrário, na “Teoria Y”, a visão é positivista, ou seja, o homem trabalha e o faz pelo prazer.
A medida que compreendemos a necessidade da gestão de marketing e o desenvolvimento de diferenciais competitivos que outorguem às empresas a possibilidade de atingir objetivos com produtividade, evidenciamos a importância do trabalho humano individual e coletivo, principalmente o realizado com prazer e competência.
Para ilustrar, assista o vídeo abaixo com uma demonstração fantástica de um diferencial realizado durante o atendimento ao cliente por um sorveteiro na Turquia, que aproveita o momento de relacionamento com o cliente para encantá-lo.
Comentários
Deixe seu comentário
















NOSSA, MUITO BOM!
Diferencial e o trabalho « avemarketing…
A relação do trabalho com o diferencial competitivo das empresas….
Apenas assistindo é possivel sentir o diferencial competitivo desse serviço prestado por um profissional inovador e ágil. Agora, imagine-se no local querendo consumir sorvetes (ou, num primeiro momento, querer comprar somente para interagir) e entra no processo de decisão de compra: concerceza, dentre as diversas concorrencias direta e indireta que devem existir por perto, o serviço será escolhido.
Diego, obrigado pelo comentário.