• Dia Mundial da Propaganda

    Hoje é o dia mundial da propaganda. Esta área da Comunicação Social tem papel importante na vida das pessoas ao informar sobre produtos e serviços e propagar ideias e ideais.  Para Sant’anna (1994) propaganda deriva de propagare, que por sua vez deriva de pangere.  Seu significado está associado a nutrir, incutir, e representa a propagação de ideologias. Já a palavra publicidade deriva de publicus e quer dizer “tornar público”. A propaganda motiva, ensina e informa. Evidente que ela não deve ser responsável pelo discernimento individual pois essa responsabilidade maior  fica a  cargo da formação familiar e  da personalidade, pois, conforme Adam Smith, cada indivíduo possui a “soberania do consumidor”, que é sua capacidade de decisão sobre o que é melhor para sí”, com exceção do incapaz(criança). A Comunicação Social, como um ciência, estuda o ser humano inserido no contexto da sociedade e todo seu processo de comunicação e aspectos comportamentais. Possui pontos falhos e é passível de melhoria constante, como todas as outras áreas profissionais.

    Parabéns a todos os envolvidos com a área da publicidade e propaganda.

    Elcio Fernando – Publicitário, Mtb 04773.

    Para ilustrar, segue anúncio da Coca-Cola, referente ao ano de 1911.

    coca15-1911

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. AÊ PROFESSOR, PARABÉNS TAMBÉM! 😀

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>