• Quais as funções de um profissional de marketing?

    Muitas são as atribuições d1e um profissional de marketing, porém muitas pessoas e organizações as entendem de forma incorreta, sem amparo nos reais conceitos desta ciência social aplicada. O profissional de marketing é o canalizador de informações e referencial para as tomadas de decisões estratégicas das organizações, pois é o especialista no estudo do mercado no qual uma organização está inserida. É este profissional que auxilia ou executa o planejamento estratégico, de acordo com cada estrutura funcional, de modo a alcançar os objetivos empresariais, com ética e responsabilidade.

    Para tanto, seguem abaixo algumas funções de um profissional de marketing:

    • Entender o comportamento dos consumidores e as suas influências;
    • Estudar o contexto mais amplo que envolve a empresa, o chamado “ambiente de marketing” e as suas variáveis;

    • Implantar um fluxo de informações e sistemas de pesquisas;
    • Auxiliar na determinação de processos de qualidade organizacional e funcional;
    • Observar atentamente os passos da concorrência;
    • Definir objetivos e elaborar planejamento estratégico;
    • Verificar as oportunidades de mercado;
    • Selecionar mercados-alvo e seus segmentos;
    • Planejar e desenvolver novos produtos e/ou serviços, marcas, embalagens e diferenciais;
    • Estabelecer estratégias de preço e distribuição;
    • Definir as estratégias de promoção de vendas e comunicação;
    • Estabelecer ações de endomarketing;
    • Organizar estruturas comerciais;
    • Controlar budget (orçamento);
    • Efetuar controle e mensurar cada tipo de ação de forma a transformar os dados obtidos em informações seguras em benefício das decisões futuras.
    Leia também
    :: Desmistifique o marketing
    :: Como iniciar um novo negócio?
    :: Merchandising
    :: Exemplo de Ambiente de Marketing
    :: Qual a importância do profissional de marketing?
    :: Marketing: arte ou ciência?
    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. Quais as funes de um profissional de marketing? avemarketing…

      Muitas so as atribuies de um profissional de marketing……

    2. [...] a visão de vários especialistas. lwww.hsmglobal.com :: Necessidades individuais e o marketing :: Quais as funções de um profissional de marketing? :: O comportamento do consumidor e as crianças :: Como iniciar um novo negócio :: O que NÃO é [...]

    3. [...] Blog avemarketing Quais as funções de um profissional de marketing? [...]

    4. Parabéns pelos comentário e pela matéria sobre marketing.

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>