Alternativa
Banner destaque


Estratégia de comparação

Inserida no contexto estratégico do marketing, a publicidade é uma das possibilidades de comunicação externa mercadológica, ou seja, a comunicação midiática tem como objetivo aumentar o valor atribuído ao produto ou serviço comunicado. Uma das estratégias de comunicação publicitária é a adoção de ação comparativa, que  consiste no desenvolvimento textual ou figurativo de um paralelo entre seu produto/serviço/marca com outros. Em nosso país há uma certa precaução na utilização desta estratégia que, se incorretamente utilizada, pode gerar ações de contra-ataque da concorrência, repulsa pelo público, ser submetido para análise pelo Conar e até mesmo ação jurídica. Em outros países, como EUA, este tipo de estratégia de comunicação é bem mais utilizada. Recentemente vi o anúncio impresso abaixo, um claro exemplo de ação comparativa.

estrategiacomparacaoave1

facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

Tags: , , , , , , , , , , , ,

3 respostas para “Estratégia de comparação”

  1. Edson Palma disse:

    …É ElcioFernando, a maioria de nós gostamos desta abordagem,mas eu pessoalmente acho que os norte-americanos parecem sempre ter por estrutura um ambiente competitivo algumas vezes incoerente com nossa realidade. Tornando um pouco difícil repassar suas campanhas aqui no nosso país com tanta intensidade, ou com grande otimismo a curto prazo. …Vejamos o exemplo do que recentemente houve sobre o comercial proibido aqui no Brasil de Paris Hilton - Cerveja Devassa. Em certas programações da TV todos nós sabemos haver coisas mais calientes, transmitidas em horário inadequado, que àquele comercial, e ninguém censura nada.
    Gostaria que tivéssemos uma mídia guiada por concessão pública sabe?! Mas sei que isso é outro assunto, certo?!

    Há propósito, achei ótimo sua participação sob o post: a segunda arte!…Estou bastante grato!

    Até mais…

  2. O problema é que o Lexus RX 350 é concorrente do Veracruz nos EUA.

    No Brasil a Lexus (divisão de luxo da Toyota) mal é conhecida pelos brasileiros e só comercializa oficialmente dois sedãs.

    Esse é o típico anúncio que só foi traduzido para o português, sem inserir no nosso contexto.

  3. avemarketing disse:

    Michel, obrigado pela visita e contribuição.
    Seja sempre bem vindo por aqui.
    Abçs.

Deixar um comentário

Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes
Voltar
Copyright ® 2010 Elcio Publicitário e Professor. Todos os direitos reservados. Produzido por SeteQuatro