• Propaganda enganosa e abusiva

    É importante diferenciar “propaganda enganosa” de “propaganda abusiva”. A “propaganda abusiva” é aquela que convence o consumidor a praticar algo que lhe é danoso ou perigoso a vida, induzindo-o a se comportar de modo prejudicial, por exemplo.

    A chamada “propaganda enganosa” é caracterizada quando o anunciante tem a intenção deliberada de ludibriar ou criar dúvidas ao consumidor, através de ferramentas de comunicação midiática e mercadológica (inserção publicitária em TV ou Rádio, panfleto, cartaz, outdoor, tablóides e etc). Pode ser alvo de ação pelo Ministério Público e/ou Procon e apreciação do Conselho Nacional de Auto – Regulamentação Publicitária – Conar. Um exemplo de “propaganda enganosa” é quando um anúncio faz promessas dúbias com a clara intenção de induzir o(s) consumidor(es) à compra.

    O Código de Proteção e Defesa do Consumidor – Lei de Defesa do Consumidor, assegura no Cap. III – DOS DIREITOS BÁSICOS DOS CONSUMIDORES, artigo 6º, parágrafo III e IV respectivamente: “A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e perco, bem como sobre os riscos que apresentem” e “A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra praticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de pro-dutos e serviços”.

    Aproveite e observe atentamente a publicidade/propaganda enganosa abaixo e descubra de que forma a comunicação induz o consumidor ao erro:


    Leia também

    :: Bastidores do camarote da Devassa
    :: Utilização de garoto propaganda
    :: Meio fusca circula por São Paulo
    :: Marcas que marcam
    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    avemarketing

    facebooktwitterlinkedin

    Administrador do blog.


    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. [...] This post was mentioned on Twitter by avemarketing. avemarketing said: Publicidade enganosa e abusiva http://bit.ly/blCXor [...]

    2. Marcelio leal

      Os caras nem conseguiram disfarçar… #vergonha

    3. avemarketing

      Marcelio, obrigado pela visita. Concordo contigo, nem para disfarçar prestam..rsrs.

    4. Os caras nem conseguiram disfarçar… #vergonha [2]

    5. Parece episódio de Chapolin onde ele engana o Pirata apenas batendo o copo na mesa (sem trocar)…foi o que a mulher fez…
      Que amador!

    6. avemarketing

      Tiago, obrigado pela presença por aqui. O apresentador é desonesto e cara de pau! rsrs.

    7. Caraca… fiquei com vergonha por eles… mas acho que a culpa foi do camera… hehehhehe. mas fala serio hein? lamentavel

    8. avemarketing

      Hehe, são mto picaretas..rsrs.

    9. VIDEO REMOVIDO

    10. avemarketing

      Obrigado pelo aviso. Problema corrigido e vídeo disponível.
      Abçs.

    11. Meu deus que horror ele tem a cara de pau de botar isso no ar!!!!!

    12. Dj Lex, o câmera não tem culpa nesse absurdo, ele sim faz o trabalho honesto dele (ou não né). O idealizador dessa porcaria é que deveria sofrer as sanções da Lei… até mesmo o Polishop brasileiro consegue esconder esses absurdos!

      Parabéns pelo post!

    13. avemarketing

      Wagner, obrigado por seu comentário. Seja sempre bem vindo por aqui.
      Abçs.

    14. [...] importantes sobre a relação entre produtor/fornecedor e consumidor (por exemplo, saiba a diferença entre propaganda enganosa e abusiva). Infelizmente, uma grande parcela da população e até mesmo empresários, desconhecem os [...]

    15. [...] também :: O que é Propaganda enganosa e abusiva. bb_keywords = "Papai Noel"; bb_bid = ""; bb_lang = ""; bb_name = "custom";bb_limit = [...]

    16. [...] pela comunicação correta e verdadeira aos consumidores sem qualquer tipo de indução ao erro (diferença entre propaganda enganosa e abusiva). Também há bastante controversa sobre a utilização da informação “imagem meramente [...]

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>