• Uma coincidência semiótica…

    Escrevi este pequeno post com o intuito de instigar sua capacidade de análise simétrica e semiótica e em nenhum momento desejo criar polêmica a partir do(a) produto/marca citada e tampouco com aspectos religiosos. Apenas entendo  que há uma coincidência simbólica entre a embalagem do produto mostrada abaixo com uma outra imagem.  Só para constar, simetria é  “uma característica que pode ser observada em algumas formas geométricas, equações matemáticas ou outros objetos”.  Fiz uma pequena análise semiótica e visual e algumas semelhanças (semelhante é diferente de igual) podem ser notadas nas duas imagens, tais como: curvas, composição de elementos (tampa/coroa; curva embalagem/véu; cor branca; embalagem/mãos em perfil). Importante considerar que é o significante (parte física da imagem: design, cortono, cor, som, etc…) que dá a identidade ou o significado. fruto de nossas percepções.  Para Pierce, um ícone compreende formas táteis, acústicas, olfativas e formas semelhantes de signos. Ainda, durante o processo de construção criativa e de decodificação de imagens,  estão presentes na relação produto-indivíduo influências fisiológicas, culturais e emocionais. Confira a imagem abaixo e clique sobre a mesma para verificar a comparação.

    Fontes:
    1.
    2. NOTH, W. ; SANTAELLA, L. Imagem: cognição, semiótica, mídia.
    vejavidrex

    Clique para comparar com a outra imagem.

    Leia também

    :: Um mascote animadinho
    :: Arquétipo
    :: Marcas, logomarcas e mascotes – uma pequena visão semiótica

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. […] This post was mentioned on Twitter by avemarketing and C&G Mkt Consulting, avemarketing. avemarketing said: Um post meio polêmico – Uma coincidência semiótica… http://bit.ly/ctjEM7 […]

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>