• O Profissional de Marketing como Gestor de Produtos


    Uma das áreas de desenvolvimento de carreira do profissional de Marketing é a gestão de produtos. A literatura técnica aponta a empresa Procter&Gamble como a primeira a organizar a função Gerência de Produtos, na década de 30. De lá pra cá a função encorpou e hoje é uma das mais concorridas, principalmente no segmento industrial. Mas, o que faz um Gerente de Produtos? Conforme Mattar; Santos (2003) há uma série de atribuições fundamentais que norteiam a atividade diária relacionado às decisões gerenciais no que tange as linhas/mix de produtos. Teoricamente a função mais “global”, em empresas que possuem essa estrutura(por produtos) é o desenvolvimento do plano de marketing para o mix de produto.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. Creio que o Gerente de Produtos do marketing tradicional deverá se chamar de Gerente de Necessidades no Marketing 2.0.

      Isso é devido ao fato de que os consumidores estão se tornando cada vez mais importantes nas decisões das empresas. O poder está mudando de mãos, a colaboração, a capacidade de opinar está maximizada na web 2.0.

      Uma ferramenta pouco usada, mas que acredito ser interessante é o conteúdo produzido em vídeo. Ele humaniza o negócio e produtos da empresa tornando a tareda do gerentes de produto, ou necessidades, mais fácil.

    2. avemarketing

      Marcelo, obrigado pela contribuição. Esteja sempre a vontade por aqui.
      Abçs.

    3. Vou abrir uma discução referente ao tema e ao comentário. É imprescindível que hoje em dia o profissional de marketing trabalhe o cliente com todos os meios de comunicação e relacionamento. E isso requer se atualizar e trabalhar o marketing 3.0. Na miha visão não cabe mais só o marketing 2.0, pois o dinamismo e velocidade que o mundo adquiriu, exige que o profissional de mkt saiba criar a relação entre empresa e cliente, já não basta saber ouvir somente, tem-se que entender, traduzir sentimentos, assim como, saber ser a empresa que o consumidor quer ver e se relacionar. Um mercado que vem quebrando paradigmas e se renovando com o pôr do sol e se movendo com a velocidade do vento, é preciso urgentemente aderir essas ações. A verdade é clara, a intereção vai muito além do que aquisições de produtos e suprir necessidades, é uma relação de cooperação mútua, onde o cliente, em busca de um mundo melhor escolhe e se associa a uma empresa, aquela que fará parte de seu universo, óbvio que se a mesma conseguir reconstruir-se dentro deste universo.

    4. […] Links Material Acadêmico Músicas Histórias Engraçadas Jogos « O Profissional de Marketing como Gestor de Produtos […]

    5. O Profissional de Marketing como Gestor de Produtos | avemarketing – Um blog de marketing, gestão e comunicação….

      Uma das áreas de desenvolvimento de carreira do profissional de Marketing é a gestão de produtos. A literatura técnica aponta a empresa Procter&Gamble como a primeira a organizar a função Gerência de Produtos, na década de 30….

    6. O Profissional de Marketing como Gestor de Produtos | avemarketing – Um blog de marketing, gestão e comunicação….

      […]Thanks for every other informative site. The place else could I get that type of information written in such an ideal manner? I’ve a mission that I’m just now working on, and I’ve been on the look out for such info.[…]…

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>