• Dicas para apresentação de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

    Cursar o ensino superior ainda é uma regalia em nosso país. Conforme dados do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC),  756.799 alunos concluíram(2007) seus estudos de graduação em todo país. Em 2000 esse número foi de 352.305 e em 1991, pasmem, apenas 236.410.

    Entretanto, para os futuros concluintes, uma das etapas mais “tensas” da vida acadêmica é o Trabalho de Conclusão de Curso, ou Monografia. Condição sine qua non para toda Colação de Grau, o TCC ou Monografia é para muitos um período atribulado devido a dificuldade de conciliá-lo com outras obrigações do dia a dia tais como: atividade profissional (muitos dos alunos mencionados são estudantes de cursos noturnos com uma destes que necessitam trabalhar durante o dia para sustentar o estudo), outros trabalhos acadêmicos e avaliações bimestrais e o próprio desenvolvimento do mesmo.

    A seguir, algumas dicas valiosas para a apresentação do TCC:
    1. Chegue ao local da apresentação com antecedência de pelo menos 30 minutos. Solicite aos coordenadores para testar os equipamentos disponíveis e familiarize-se com o ambiente;
    2. Abra seus arquivos para apresentação e verifique-os: slides(power point), animações, vídeos e áudios, artes, anexos e etc; Salve os arquivos em mais de uma mídia;
    3. Caso seja permitido utilize o recurso de fichas. Entretanto, utilizar fichas requer treino e preparo. Evite o excesso de leitura. “Tremedeiras” ao manuseá-las também é desaconselhável e tome o cuidado para não atrapalhar-se todo(a) com elas;
    4. Um dos maiores inimigos de uma boa apresentação é o nervosismo. Evidentemente, o nervosismo é uma reação normal diante de uma situação de exposição e avaliação, mas o excesso desse é um grave complicador. Para um bom controle de seu estado emocional treine muito (mas muito mesmo) a apresentação antecipadamente e evite decorar frases. Ninguém melhor do que você mesmo para entender exatamente o seu trabalho, sem precisar de “decorebas” que provocam o famoso “branco”; Treine a passagem dos slides e não deixe tudo para a “última hora”;
    5. Caso seja permitido (dependendo do curso e Instituição) use a criatividade para organizar a sala de apresentação;
    6. Personalize os slides; Cuidado com a quantidade excessiva de informações. Evite ficar lendo os slides e virar de costas para a Banca ou plateia;
    7. Apresente-se de forma profissional e de acordo com o curso e perfil da atividade profissional que escolheu;
    8. Sempre que informar dados, coloque no slides. É mais fácil para a plateia acompanhar;
    9. Não esqueça das referências, cite-as; Lembre-se, você não precisa ser um mestre na oratória, mas deve ser organizado e transmitir que conhece o assunto.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. [...] This post was mentioned on Twitter by Dica Informação, avemarketing. avemarketing said: #Dicas para apresentação de #TCC – Trabalho de Conclusão de Curso: Cursar o ensino superior… http://goo.gl/fb/GwwA0 [...]

    2. Boa tarde, uma dúvida, o que seriam as “fichas” que você cita no texto? Parabéns pelo blog! grande abraço!

    3. avemarketing

      Rodrigo, obrigado pela visita e comentário.
      As fichas são comercializadas como “fichas pautadas” nos tamanhos 3×5, 4×6, 5×8, 6×9. Antes de usá-las é necessário confirmar a permissão para tal.
      Abçs.

    4. [...] Blog avemarketing Dicas para apresentação de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso [...]

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>