• Serviço é reinventado pela tecnologia

    Cada vez mais presentes em nossas vidas, as mídias digitais causam mudanças na forma de prestação de alguns serviços e de como os consumidores interagem com eles. A indústria fonográfica e cinematográfica que o diga! A primeira grande alteração recente no comportamento de compra destes segmentos aconteceu com a evolução tecnológica que possibilitou a comercialização e locação de filmes e músicas em mídias de impressão físicas, tais como discos de vinil (long play) e fitas cassete (aúdio e vídeo). Posteriomente, em 1982, a inclusão da gravação com recursos óticos digitais (CD, CD multimídia, e softwares) impulsionou maior mobilidade e capacidade aos antigos discos e fitas. O mesmo aconteceu com o crescimento do mercado de DVD e Blu-Ray.

    Entretanto, sem dúvidas o maior impacto sobre os serviços de entretenimento se deu após o advento da internet. A primeira grande ruptura com o tradicionalismo na venda de música foi o programa Napster em 1999, criado por Shaw Fanning.  A grande inovação foi que “o Napster permitia que os usuários fizessem o download de um determinado arquivo diretamente do computador de um ou mais usuários de maneira descentralizada” Wikipedia.

    Atualmente, da mesma forma que aconteceu com a indústria fonográfica, muitas produtoras de filmes ainda “culpam” a internet pela diminuição das vendas de DVD`s, Blu-ray`s e faturamento com bilheterias, em uma clara demonstração de miopia de marketing. Mas, uma nova reinvenção dos serviços tem se tornado cada vez mais frequente: a  disponibilização de filmes on line através de streaming para pc, tv, iphone, tablets e consoles, além da locação delivery de blu-ray`s. A modalidade é realidade nos Estados Unidos e outros países e já conta com uma empresa de sucesso na área, Netflix , que promete chegar ao Brasil no meio do ano e, por falar nisso, por aqui também temos a NetMovies, que oferta serviços semelhantes.

    Contudo, a reinvenção do formato do serviço supra citado parece não ter fim e, essa semana, a gigante Warner Bros (uma divisão da Time Warner) anunciou a locação do filme The Dark Knight (O Cavaleiro das Trevas), para assistir on line através do Facebook, por USD 3.00 (três dólares) . Surpreendente? Do ponto de vista de mercado não é, afinal o Facebook possui 600 milhões de usuários ativos e com potencial de consumo. Ainda, segundo a Nielsenem janeiro deste ano, cada internauta americano viu, em média, 101,1 vídeos. Foram 143,93 milhões de telespectadores únicos, um crescimento de 3,1% entre 2010 e 2011” (IDG Now, publicado em 08 de março de 2011).

    Fonte: Fortune - http://tech.fortune.cnn.com/2011/03/08/

    E esse novo formato, que pode ser extendido ao Youtube e outras redes sociais, além de concorrer com o mercado das atuais empresas de locação on line,  utilizada a interface do Facebook e toda sua plataforma de ferramentas tais como  “curtir”,  indicar para amigos, compartilhar e etc. A grande alteração conceitual está no fato de utilizar as plataformas onde os clientes / consumidores já frequentam, ao invés de “trazê-los” para seu site ou programa.
    Às empresas de serviços cabe acompanhar todos fatores que provocam mudanças em seus formatos e processos, para que o modelo atual de negócios não seja surpreendido e fique obsoleto rapidamente. Analisar sistematicamente os ambientes no qual está inserido é parte do “jogo” e uma das atividades da inteligência de marketing que fornece condições para a reinvenção criativa e acertada.




    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    avemarketing

    facebooktwitterlinkedin

    Administrador do blog.


    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

     
Get Adobe Flash player