• Sedução ao pé da letra

    Que a publicidade (texto publicitário) utiliza de uma linguagem sedutora, todos nós sabemos, apesar de que os anúncios não predispõe automaticamente a compra e consumo direto de um produto/serviço e conforme Gade (1998) “existe grande controvérsia sobre até que ponto a propaganda e outros tipos de promoção conseguem persuadir o consumidor a usar produtos de que não tem necessidade ou que não deseja”.Ou seja, as bases sempre serão as necessidades, desejos e motivações internas que levam o indivíduo ao consumo. Este entendimento, inclusive, proporciona várias possibilidades de debates no âmbito da publicidade infantil por exemplo, apesar que defendo que á criança cabem uma série de cuidados, mas nunca o impedimento da criação de oportunidades para discernimento sobre o certo e errado, monitorado por adultos.

    Bem, mas sobre a sedução em si, temos as proposições de Baudrillard(1995) na qual a sociedade prega a felicidade individual e para esse o consumo pode ser uma alternativa. Ainda, para o mesmo autor, os objetos estão inseridos em um contexto de arranjo e ambiente, facilmente percebidos nas peças publicitárias e na linguagem sedutora. Ou seja, para Baudrillard, os objetos estão em relação intensa com tudo que o cerca e quem o usa  – “ambiência”.  A publicidade, então, cria esse “jogo”, ou seja, confere ao ser humano a visão dele mesmo inserida no ambiente e, na maioria dos casos, com sedução, conforme os desejos humanos.

    Tal análise e situação pode ser observada em vários tipos de comunicação publicitária, mas quero socializar uma em particular. A comunicação do Fiat 500 Abarth. Nesta veiculação, o uso de objeto-ambiente é reforçado com uma original linguagem sedutora, senão literal, ao ser humano inserido no processo.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. E quanto à “linguagem vendedora”? Ela existe na publicidade, ou é uma invenção dos donos de empresas que só querem fazer publicidade para obter lucro imediato?

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>