• A importância das redes sociais para as empresas

    Por Luciana Maryllac*.  Atualmente as redes sociais fazem parte do dia-a-dia das pessoas e das empresas de todo o planeta. Desde a chegada do Orkut e com o crescimento do Facebook e Twitter com acessos por computadores e também por tecnologias móveis como celulares e tablets, as mídias sociais se transformaram em uma febre mundial.

    Muitas empresas, de olho no grande número de pessoas que interagem diariamente por meio das redes sociais, passaram a expor as suas marcas e seus produtos de forma desenfreada, em busca de oportunidades para alavancar seus negócios. Mas será que estão fazendo isto da forma correta?

    Como todo projeto de crescimento é preciso investir. E diante da novidade que as redes sociais ainda são para muitos empresários, a maioria deles iniciam um trabalho nas redes sociais de forma amadora, sem planejamento, verba ou profissionais especializados para administrar seus perfis.

    Segundo Luciana Maryllac, gerente de marketing digital da Agência RS, muitos empresários não querem investir em um serviço especializado em redes sociais, pois antes de iniciarem já querem saber o retorno sobre investimento (ROI), o que muitas vezes só é possível após um período de teste e execução do trabalho. “É preciso direcionar uma verba para adsense, investir na divulgação das mídias sociais da marca/produto. Não há como prever o ROI exato antes de começar um projeto. O mais interessante é testar por um período e analisar o desempenho dos seus perfis e dessa forma criar um histórico de dados para aumentar o investimento direcionados nos resultados positivos e na experiência (know-how) obtido”, explica.

    Outro detalhe importante é planejar a produção de conteúdos que explore ao máximo cada ferramenta das redes sociais (textos, fotos, vídeos, notas e aplicativos) para que o perfil não se torne monótono e irrelevante. Com um bom trabalho de conteúdo se conquista o interesse e fidelidade dos seguidores.

    Este estreitamento da relação entre público e marca através das mídias sociais, explica Maryllac, ajuda o empresário identificar pontos importantes da sua empresa. “Nas redes sociais digitais as pessoas desenvolvem uma capacidade de relacionamento maior que por um email ou telefone. Muitos preferem buscar e receber dicas dentro das mídias sociais pela facilidade e comodidade que esse meio oferece. É por meio dessa troca que a empresa pode identificar pontos fortes e fracos de sua marca. Sendo assim, obtém um feedback em tempo real do público e consegue traçar perfis e definir novas estratégias”, analisa.

    É possível afirmar que as mídias sociais se posicionam como mais um importante canal de comunicação, formando uma rede de relacionamento direto entre a empresa e seus consumidores. Ficar de fora delas é deixar de lado opiniões importantes que podem colaborar para crescimento da marca/empresa. Estar inserido no ambiente digital, sem um planejamento adequado, poderá deixar os seguidores, fãs e possíveis novos clientes entediados e com uma percepção negativa sobre a empresa.

    Luciana Maryllac. Gerente de Marketing Digital na Agência RS. Graduada em Jornalismo e pós-graduanda em Gestão e Marketing Digital. Especialista em Links Patrocinados Google Adwords (GAP), admiradora de Análise de Negócios – International Institute of Business Analysis (IIBA) e estudante do Google Analytics em busca do GAIQ.

    A Agência RS é especializada em comunicação digital. Atende todas as áreas de comunicação on-line, desde criação e divulgação de sites e redes sociais, até e-mail marketing, SEO e links patrocinados. Um de seus diferenciais é a criação de sites e-commerce, com sistema de conteúdo e operação personalizados e exclusivos. Entre seus principais cases estão a comunicação on-line da Ofner, Óticas Carol, Café Cabloclo, Champion, Açaí Frooty, Lojão do Brás, Textil Abril, entre outros. Também faz parte do portfólio da agência a criação de campanhas da Petrobrás, Sky e Mackenzie. Os profissionais da agência são formados em diferentes áreas de atuação, como ciências da computação, modelagem de dados, administração de dados, engenharia de software, design, semiótica, marketing, jornalismo, entre outros. https://twitter.com/#!/rsdesignweb

    Luciana Maryllac / Agência RS

    Luciana Maryllac / Agência RS

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. […] qualquer forma, os números apresentados corroborm alguns entendimentos e sedimenta a importância do uso das redes sociais, no tocante a marketing de relacionamento e no fato de que os usuários […]

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>