• A polêmica sobre as sacolinhas de supermercado e o exemplo da sacola que dissolve na água

    A discussão sobre o uso e descarte de sacolas plásticas continua acirrada no Estado de São Paulo. Apesar do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta entre supermercadistas (organizado pela APAS) e o Ministério Público para o fim da distribuição (gratuíta) de sacolas plásticas nos estabelecimentos supermercadistas, com o objetivo de de colaborar com os prejuízos ambientais para a natureza, algumas cidades adotaram Leis Municipais que obrigam os varejistas a fornecerem a embalagem – é o caso de Marília, Franca e São José do Rio Preto.

    O acirramento da discussão se dá em vários aspectos e argumentos, tais como: uma TAC não é uma Lei e, portanto, não deve ter obrigatoriedade tal qual uma; ainda não está totalmente mensurado o ganho ambiental com a medida; necessidade de conscientizar a população quanto ao descarte correto de outros materiais não degradáveis; processos de produção mais “limpos”, em um âmbito maior; diminuição de riscos de saúde pública com a reutilização da sacola plástico para embalar lixo doméstico; dentre outros.

    É importante que toda a sociedade envolvida cobre medidas eficazes no sentido de minimizar a agressão ambiental, sob vários aspectos, sem, decerto, transferir prejuízos para um ou outro somente (no caso, o “peso” da melhoria ambiental recai sobre uma mudança no hábito do consumidor, que terá seu custo aumentado com a aquisição de sacolas ecológicas. O correto é o setor supermercadista repassar e informar os decréscimos nos preço devido a extinção do custo da sacola). Também há que se ressaltar as boas alternativas, como a adoção das sacolas plásticas biodegradáveis e com a sacola ecologicamente correta da Puma. Fabricada em amido de milho, a Clever Little Shopper se desfaz em água após um período de três meses. Problema resolvido!

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. […] usado, ou um baú de tampinhas da garrafa anteriormente citada, ou idéias mais elaboradas, como a sacola plástica que dissolve na água desenvolvida pela […]

    2. […] A polêmica sobre as sacolinhas de supermercado e exemplo da sacola que dissolve na água, em http://www.elciofernando.com.br/blog/2012/04/a-polemica-sobre-as-sacolinhas-de-supermercado-e-o-exem…. Acesso em 30 de junho de 2012. Share this:CompartilharImprimirGostar disso:GosteiSeja o primeiro a […]

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>