• O método é fundamental para o resultado operacional

    Nas empresas é fundamental que existam profissionais que estudem e analisem os processos e métodos (metodologias) baseados em tempo e movimento, e arranjo físico e layout. Essa função, discutida nas bases conceituais da disciplina de O&M – Organização e Métodos – nos cursos de Administração de Empresas,tem como objetivo maximizar a lucratividade por meio da aplicação de técnicas científicas para a redução de tempo, recursos e esforços. Ainda, importante também que os programas de trabalho (organização racional do trabalho) e seus procedimentos sejam constantemente verificados afim de adequação á realidade do mercado, das leis e das melhores formas para alcançar os resultados.

    Salutar salientar que os métodos e processos sofrem influência do ambiente organizacional e do próprio comportamento das pessoas que os executarão, conforme o Modelo Sociotécnico de Tavistock.  Segundo o autor, as organizações são formadas por dois sistemas: social e técnico. O Social abrange as pessoas e as relações entre elas. O Técnico são os recursos da organização, equipamentos,  materiais e informações.

    “Processo é um conjunto de atividades que tem por objetivo transformar insumos/entradas adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens ou serviços (saída) que serão entregues aos clientes do processo.”

    Lembre-se sempre que “um sintoma é sempre uma evidência”. Os métodos devem ser melhorados sempre que um sintoma de vulnerabilidade ou desperdício é detectado.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>