• A arte de extrair boas respostas do entrevistado

    Uma das características de bons comunicadores é a capacidade de extrair o melhor dos seus interlocutores e do assunto em pauta. No meio jornalístico, destaca-se o profissional que consegue lidar com as notícias de maneira ética e com qualidade. O jornalismo é uma área da comunicação social que, dentre outras atribuições, torna público fatos (notícias) e, devido ao contexto poderoso (Teoria da Abordagem Empírica) que as informações e meios de comunicação possuem sobre os indivíduos, deve ser praticado por indivíduos preparados e competentes para tal atividade.

    Baseado nos quatro conceitos que formam uma das bases jornalísticas –  novidade, proximidade, tamanho e relevância – os jornalistas devem reconhecer os fatos que farão parte da produção jornalística e preparar cuidadosamente a abordagem de acordo com o tipo de fato e respeitando a imprevisibilidade dos acontecimentos.

    O vídeo abaixo mostra um crasso erro de abordagem, provavelmente causado devido a ansiedade que acometeu o jovem repórter para cumprir sua missão baseada nos conceitos descritos acima. Inconscientemente, o entrevistador conseguiu uma ótima resposta, mais em função do comportamento de cidadania do entrevistado do que pela capacidade jornalística do profissional.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>