• A liderança orientada para as pessoas

    Cada vez mais importante, a liderança orientada para as pessoas é um estilo de liderança baseada na habilidade de gerir relacionamentos para extrair as melhores aptidões dos membros da equipe. Uma das características de uma boa liderança orientada para as pessoas é participação dos envolvidos na decisão a ser tomada, ou seja, cabe ao líder propor uma rotina democrática e que privilegie a liberdade e criatividade dos funcionários. Ao líder, exige-se os comportamentos diretivos e de apoio, falando em outras palavras, o líder deve estabelecer os objetivos,  funções e o como fazer, além de permanecer a disposição, estimulando o grupo na realização da tarefa que, ao final, deve ser conferida e checada por todos.

    Valorizado nos dias atuais, os profissionais que conseguem desenvolver relacionamentos saudáveis a ponto de estabelecer um forte nível de confiança e claro, concominante com resultados positivos, são os líderes mais desejados pelo mercado de trabalho. Essa união de habilidades humanas e com ênfase nos resultados é chamada de liderança bidimensional (O Grid Gerencial. Blake & Mouton). Na prática, os líderes que adaptam  seu comportamento de modo a atender as necessidades do grupo e aos objetivos específicos, tendem a possuir melhores resultados empresariais. Cabe ao líder, aperfeiçoar-se nas seguintes habilidades: empreendedorismo, relações humanas, comunicação, negociação, sensibilidade, gerencial conflitos e motivação. Além disso, conhecimentos generalista e especialista continuam sendo fundamentais para uma boa liderança.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. Tem que valorizar mesmo. As pessoas são difíceis, principalmente pra desenvolverem um espirito que as façam pensar nos outros com companheirismo e boa vontade…

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>