• 30 anos de emotions

    Excelente exemplo de signos e de toda uma representação que extrapola ao significante textual e contextual, os emotions comemoram 30 anos de existência, mais ativos do que nunca, proliferados diariamente principalmente através das redes sociais. Fundamental nas relações humanas, o uso de simbologias e de figuras associadas ao poder do mito estão desde os primórdios da comunicação inter e intrapessoal, enraizados como característica universal dos seres humanos.

    No entanto, em todos os tempos, grupos humanos constituídos sempre recorreram a modos de expressão, de manifestação de sentido e de comunicação sociais outros e diversos da linguagem verbal […]” SANTAELLA, L (1983, p. 2)

    A medida que o desenvolvimento da linguagem e da comunicação enveredou pela seara do computador, novos elementos simbólicos foram criados para representação de significados, priorizando a concisão e rapidez do processamento de informação, seja pela máquina, seja pela decodificação cerebral. Assim, os emotions perfazem papel importante na comunicação de emoções através das telas, com a utilização de caracteres simples e acessíveis no padrão qwerty.

    Hoje, uma grande quantidade de sinais, nos diversos formatos e com recursos estéticos são utilizados diariamente, sejam nas conversas informais e até mesmo em veiculações publicitárias. A profusão se acentua se considerarmos todo aspecto de “forma x conteúdo” como elementos semióticos, no caso, a(s) “forma(s)”. Assim sendo, tornam-se símbolos os produtos, cores, cheiros, sons, design e também todos os códigos verbais e não-verbais que integram a difusa combinação de codificação e decodificação. Aliás, a facilidade de codificar e decodificar de modo a emitir significados é a principal vantagem da utilização de símbolos no nosso cotidiano.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>