• 30 anos do Macintosh

    E lá se vão 30 anos do lançamento do computador pessoal Macintosh, pela Apple. O produto, lançado em 04 de janeiro de 1984, foi o primeiro a apresentar a relação homem-máquina através de uma interface gráfica mediada por símbolos e controlada mediante uso de um mouse. Interessante considerar que a empresa americana permanece na vanguarda em relação aos segmentos que atua e seus lançamentos continuem sendo ansiosamente esperados pelo mercado, ano a ano.

    Mas, além da inovação do produto em si, o lançamento do produto na época contou com a propagação de uma publicidade que, certamente, está entre as 10 melhores de todos os tempos, na minha opinião. Em uma direta correlação à obra de George Orwell, a publicidade da Apple, também intitulada”1984″ e dirigida por Riddley Scott, coloca o expectador quase como um personagem de um cotidiano comandado pelo “Grande Irmão” (recomendo a leitura do livro para entender melhor como a mídia e o sistema manipulam a sociedade e as pessoas, na visão de Orwell) que, em determinado momento, “quebra” o controle exercido até então com a introdução do Macintosh. Poderíamos até discorrer aqui sobre o que a Apple faz a posteriori, que, também é um controle midiático e manipulador a partir dos seus sistemas operacionais fechados, mas fica para uma próxima ocasião.

    O trigésimo aniversário de lançamento e o sucesso da Apple são situações tão emblemáticas que a companhia comemorou com um evento social e beneficente, além da criação e disponibilização de um site bem interessante em forma de “linha de tempo” e, claro, com a veiculação de um novo comercial (abaixo).

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>