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A comunicação e o ser humano
22 de fevereiro de 2019 | Por avemarketing em MarketingNão há dúvidas de que a Comunicação Social é um campo de estudo peculiarmente vasto, posto a infinidade de componentes que interferem na estrutura formal da comunicação (emissor, meio, mensagem e receptor). Com início na Grécia antiga, nas análises da retórica aristotélica, a Comunicação enquanto estudo evoluiu no sentido de compreender quais os comportamentos que a mensagem proporcionam em quem as recebe (manipulação e alienação) e como são propagadas.
Após a abordagem do modelo de Laswell (quem – diz o quê – em qual meio – a quem – com quais efeitos), teve início o estudo empírico-experimental onde o receptor deixa de ser passivo e passa a fazer parte da estrutura da comunicação. Essa mudança, em meados da década de 40, postulou que a mensagem é absorvida pela receptor sem antes, porém, passar por uma série de “filtros” individuais e psicológicos.
Nesse sentido, o estudo empírico-experimental tem certa semelhança com a doutrina Behaviorista (Skinner, 1945) que determinou o condicionamento como um mecanismo direto da função de estímulo e resposta. Assim sendo, podemos entender que a mensagem, ao ser recebida, passa por vários “filtros” inerentes ao receptor e ainda sofre a interferência de ruídos que, por definição, correspondem a qualquer coisa ou situação que prejudique o processo de transmissão da mensagem, como visto no vídeo que exemplifica esta postagem.
Elcio Fernando Del Prete Miquelino
Publicitário, Especialista e Consultor em Marketing e Professor Universitário.
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