• A comunicação e o ser humano

    Não há dúvidas de que a Comunicação Social é um campo de estudo peculiarmente vasto, posto a infinidade de componentes que interferem na estrutura formal da comunicação (emissor, meio, mensagem e receptor). Com início na Grécia antiga, nas análises da retórica aristotélica, a Comunicação enquanto estudo evoluiu no sentido de compreender quais os comportamentos que a mensagem proporcionam em quem as recebe (manipulação e alienação) e como são propagadas.

    Após a abordagem do modelo de Laswell (quem – diz o quê – em qual meio – a quem – com quais efeitos), teve início o estudo empírico-experimental onde o receptor deixa de ser passivo e passa a fazer parte da estrutura da comunicação. Essa mudança, em meados da década de 40, postulou que a mensagem é absorvida pela receptor sem antes, porém, passar por uma série de “filtros” individuais e psicológicos.

    Nesse sentido, o estudo empírico-experimental tem certa semelhança com a doutrina Behaviorista (Skinner, 1945) que determinou o condicionamento como um mecanismo direto da função de estímulo e resposta. Assim sendo, podemos entender que a mensagem, ao ser recebida, passa por vários “filtros” inerentes ao receptor e ainda sofre a interferência de ruídos que, por definição, correspondem a qualquer coisa ou situação que prejudique o processo de transmissão da mensagem, como visto no vídeo que exemplifica esta postagem.

    Elcio Fernando Del Prete Miquelino
    Publicitário, Especialista e Consultor em Marketing e Professor Universitário.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>