• Marketing de Lugar

    Iniciado na década de 80, o entendimento e uso dos conceitos do Marketing aplicado às cidades e lugares ganhou notoriedade com publicação realizada por Kotler, Haider e Rain (1993). Também designado como Marketing Geográfico, Marketing Urbano ou Marketing de Localidade, o conceito estabelecido está no desenvolvimento estratégico (usando do composto de MKT: análise das variáveis, pesquisa, infraestrutura, diferenciais, promoção, preço, identidade visual, etc) de um lugar com o objetivo de atrair valor ($) sobre o ambiente e seu entorno.

    A grosso modo, MARKETING DE LUGAR quer dizer o planejamento e execução gerencial de ações afim de desenvolver um lugar, com forte parceria com atividade turística-econômica.

    Pois bem, assim sendo, o Brasil deve ser gerido como um LUGAR com forte atrativo turístico e, tal atividade é gerenciada pelo Ministério do Turismo / Embratur. Assim também ocorre nas cidades, através das Secretarias de Turismo, e nas empresas, através do Departamento de Marketing.

    Dentre as várias ferramentas para desenvolvimento do potencial de um LUGAR, estão o posicionamento e identidade visual. Assim, o Governo Federal alterou o logotipo (imagens 1 e 2) em conjunto com slogan que será utilizado no desenvolvimento da marca BRASIL (place branding). Para alguns autores, o LUGAR só é passível de BRANDING caso tenha características diferenciadoras de outros LUGARES e, evidentemente que nosso país reúne essas características.

    ____________________

    Qual sua opinião sobre o novo logo criado para atrair o turismo no Brasil?

    ____________________

    Na minha opinião, saímos de uma marca vazia para uma esteticamente confusa.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>