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Marketing de Lugar
Iniciado na década de 80, o entendimento e uso dos conceitos do Marketing aplicado às cidades e lugares ganhou notoriedade com publicação realizada por Kotler, Haider e Rain (1993). Também designado como Marketing Geográfico, Marketing Urbano ou Marketing de Localidade, o conceito estabelecido está no desenvolvimento estratégico (usando do composto de MKT: análise das variáveis, pesquisa, infraestrutura, diferenciais, promoção, preço, identidade visual, etc) de um lugar com o objetivo de atrair valor ($) sobre o ambiente e seu entorno.
A grosso modo, MARKETING DE LUGAR quer dizer o planejamento e execução gerencial de ações afim de desenvolver um lugar, com forte parceria com atividade turística-econômica.
Pois bem, assim sendo, o Brasil deve ser gerido como um LUGAR com forte atrativo turístico e, tal atividade é gerenciada pelo Ministério do Turismo / Embratur. Assim também ocorre nas cidades, através das Secretarias de Turismo, e nas empresas, através do Departamento de Marketing.
Dentre as várias ferramentas para desenvolvimento do potencial de um LUGAR, estão o posicionamento e identidade visual. Assim, o Governo Federal alterou o logotipo (imagens 1 e 2) em conjunto com slogan que será utilizado no desenvolvimento da marca BRASIL (place branding). Para alguns autores, o LUGAR só é passível de BRANDING caso tenha características diferenciadoras de outros LUGARES e, evidentemente que nosso país reúne essas características.
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Qual sua opinião sobre o novo logo criado para atrair o turismo no Brasil?
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Na minha opinião, saímos de uma marca vazia para uma esteticamente confusa.
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