• Obsolescência programada x Inovação

    Hoje falarei sobre um assunto que nem sempre as pessoas tem consciência:

    Obsolescência programada x Inovação.

    Nos últimos dias a Apple informou que lançará seu IPhone 11 bem como os novos SO. Pois bem, o novo software não mais será aplicado em alguns aparelhos. Essa prática, até comum neste mercado, acentua a obsolescência destes aparelhos e, os sucessivos lançamentos (anuais) de novos produtos também provocam uma corrida para o consumo. Em termos de estratégia de marketing, é uníssono a importância do lançamento de produtos que atuam no desejo de compra, além da entrega de novos benefícios. Entretanto, pensando do ponto de vista ambiental e da necessidade real, será que de fato precisamos de celulares novos(sem um conjunto racional de inovação) todo ano?

    Pois bem, a obsolescência programada (ou planejada) é justamente o fato de, ao lançar um #produto, o fabricante já planejar a sua substituição ou morte, conforme o CVP.

    Penso que, aos fabricantes, deveria existir medidas para a reciclagem ou #logística reversa sobre os produtos obsoletos, afinal, foram eles que colocaram no mercado e demandando recursos do meio ambiente.

    Não quero negar a importância dos produtos e evolução dos mesmos em nosso dia a dia, longe disso. Mas uma discussão mais assertiva e consciente sobre o que de fato é inovação (produtos novos para o mundo e/ou melhoria de projetos existentes) com o que simplesmente parte de uma corrida desenfreada pelo mercado.

    E você, o que pensa a respeito?

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>