• Market Place


    O varejo é a atividade de negócios que pressupõe a venda fracionada, em pequenas quantidades e com atendimento individualizado ao consumidor. De acordo com Parente (2000) o varejo é o tipo de negócio na qual a atividade principal consiste na venda de produto ou serviço para o consumidor final. Ainda, para Giuliani (2003), os serviços que compreendem o varejo incluem a venda de estadia de hotel, exames médicos, cortes de cabelo, delivery de pizza, dentre outros.

    Desta forma, podemos contextualizar o varejo em dois tipos: de produtos, de serviços e/ou de ambos. Entretanto, esta não é a única maneira de classificar o varejo, pois, em Levi e Weitz (2000) temos que o varejo pode ser categorizado como sendo “com loja” e “sem loja”. A diferença entre os dois se dá na virtualização , pois, enquanto o varejo “com loja” contempla a existência de um estabelecimento dotado de instalações concretas (físicas) para o atendimento dos consumidores e compra e venda dos produtos e/ou serviços, o varejo “sem loja” utiliza do ambiente da internet como mediadora da relação de consumo (compra e venda). Este, então possui caraterísticas centralizadas na ideia de no matter, no place e no time – sem matéria, em qualquer lugar e a qualquer horário – ou como menciona Negroponte (1995 apud GABRIEL, 2010, p. 105) “que temos dois tipos de ambiente: o formado de bites e bytes (ambientes digitais) e os formados de átomos (ambientes materiais)”.
    Por ser um ambiente completamente distinto e dispor da condição descrita acima, o varejo “sem loja” exige desenvolvimento estratégico diferenciado, que inclui ferramentas de marketing digital e e-commerce. No ambiente digital, o marketing possui uma grande quantidade de ferramentas e plataformas para utilização estratégica, conforme Gabriel (2010) e, uma destas ferramentas é o Market Place.

    Com o avanço da internet e a proliferação de sites de vendas, a quantidade de empresas e pessoas que interagem diuturnamente é enorme. Estima-se que no Brasil exista em torno de 930 mil sites de e-commerce e, todos perfazem um ambiente competitivo e com taxas elevadas de crescimento anuais. Assim, estabelecer locais ou espaços de compra e venda de produtos e serviços faz-se necessário para atingir públicos-alvo cada vez mais exigentes e seletivos. A ideia do Market Place está em alocar espaços em sites de grandes empresas, as quais alugam este espaço para empresas menores (parceiros), mediante comissionamento sobre a venda. As vantagens da estratégia para ambos estão no aumento do mix de produtos sem a necessidade de onerar custos de estocagem e com realização de ganho de comissão sobre as vendas, para quem cede o espaço, e aumento da visibilidade e liquidez de vendas para a empresa parceira – que atua dentro de varejistas de maior porte.

    “1…a virtualização pode ser definida como a criação de um ambiente virtual que simula um ambiente real, propiciando a utilização de diversos sistemas e aplicativos sem a necessidade de acesso físico…”. Fonte: AMARAL. Fábio. O que é virtualização. Tecmundo. 2009. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/web/1624-o-que-e-virtualizacao-.htm. Acesso em 03 de abril de 2020.

    1. Fonte: PEZZOTTI. Renato. Brasil tem 930 mil sites de e-commerce, aponta estudo. Uol. 2019. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/07/04/e-commerce-cresce-375-no-brasil-lojas-online-ja-sao-quase-1-milhao.htm. Acesso em 03 de abril de 2020.
    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>