• O abismo entre os clubes brasileiros e europeus

    Vamos falar rapidamente de futebol, mas não necessariamente sobre o jogo dentro das 4 linhas. Aproveitando o ensejo da final do Campeonato Mundial Interclubes, é notório (e tem um bom tempo) que os clubes europeus estão em grande vantagem competitiva sobre nossos clubes brasileiros. Novamente, reitero, não trata-se apenas da diferença dentro de campo, mas na organização, capacidade de investimentos e linguagem para seu público.

    Imagem: BBC

    O fato é que a maioria dos clubes brasileiros estão no século passado em se tratando de Gestão profissional e, até mesmo na fidelização de público para o futuro, bem como o aproveitamento do potencial de imagem de marca que cada agremiação possui. Exemplificando, observem o Bayern de Munich, atual e recente campeão mundial interclubes. O clube possui Capital Aberto e tem suas comercializadas em Bolsa de Valores, tendo como um dos principais acionistas a Audi.

    Ainda, recentemente, o clube conseguiu vender 100 mil máscaras de proteção do covid em um intervalo de tempo de 24h, revertendo o faturamento dessa venda para ações de combate a doença. Ainda, pasmem, a ideia desta ação partiu dos próprios jogadores, que fizeram a campanha de forma altruísta. Outro exemplo, que também vem do clube alemão, é o plano de carreira que privilegia a permanência de jogadores no staff do clube. Acrescentando mais uma informação, o Clube possui um roteiro de visita para turistas que faz parte das atrações oficiais da cidade de Munique.

    Gostou? Quer mais?
    Então vamos falar de linguagem de comunicação. O clube preza por uma linguagem moderna e com foco no target. Aqui nas Américas, por exemplo, o clube tem parceria com vários portais (Yahoo Sports, por exemplo) para disseminar a imagem da marca no continente americano. Ainda, o clube utiliza tecnologia SAP para análise de dados sobre o perfil do seu torcedor e CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente, a fim de premiar torcedores fieis e personalizar a experiência do cliente.

    E o hino? Já ouviram o Hino do Bayern? Com uma linguagem moderna e direcionado aos jovens, o hino é um capítulo a parte. Segue abaixo vídeo com hino e letra. Definitivamente, falta muito, mas muito mesmo para chegarmos em “outro patamar”.


    https://www.youtube.com/watch?v=ipjY6eHFJ38

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>