• Marcas que marcam

    A paixão pelas marcas é explicada conforme teoria do comportamento do consumidor e a necessidade que os seres humanos possuem de apoios psicológicos que concedam subsídios / “forças extras” para enfrentar as agruras da vida cotidiana. Outra teoria é a necessidade de seguir modelos através da escolha de heróis ou referências como status e aceitação social e são formas de relacionamentos que os indivíduos manifestam com as marcas e com os elementos semióticos, até mesmo como demonstração para outros.

    De acordo com Slater (2002) a sociedade contemporânea é materialista, hedonista e narcisista, com preponderância do “ter” em relação ao “ser”.  A cultura do consumo molda as ações dos consumidores e as marcas apresentam identidade tão relevante à vida dos indivíduos que eles passam a fazer parte delas (das marcas). Desta forma, em muitos casos a relação do homem com a(s) marca(s) transforma-se em ritos (Douglas e Isherwood, 1979) que são repletos de significados simbólicos.

    Em alguns momentos essa relação pode ser entendida como extrapolação de algum limite consciente como evidenciado nas imagens abaixo (tatuagens de marcas).

    Qual sua opinião?

    Imagens daqui: http://mattus.web-log.nl/vibe_visual_brand_experie/2009/07/index.html

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  • Design de embalagem – sabão em pó

    Alguns estereótipos existentes em segmentos específicos, como no caso de higiene e limpeza, foram deixados de lado na criação da embalagem do Sabão Skip, no mercado da vizinha Argentina.  Entretanto, apesar da não utilização de elementos semióticos comuns a esta categoria, o resultado é muito interessante, provocado pela sofisticação peculiar das cores prata, preto e branco e harmonia na composição marca – fundo branco.  Esta criação, assinada pela empresa brasileira Rex Design, sugere a determinação de um posicionamento premium para o segmento em questão. Eu gostei! E você?

    skip-sabao-em-poClique na imagem para melhor visualização.

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  • Evento Sem Vergonha

    Meu amigo Mauro Moraes, criador do site Portfólio Sem Vergonha, está organizando um grande evento em SP – Capital, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. O “Evento sem Vergonha” terá palestras sobre mídia social e publicidade, além de concursos de criação publicitária e algumas baladinhas para relaxar.

    Saiba mais sobre o evento clicando em www.psvsite.com/encontro

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    Logos do evento.

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  • Dica – Carousel

    Carousel – Philips. Comercial (publicidade) criado pela agência holandesa Tribal DDB premiado no Festival Internacional de Publicidade/Cannes, em 2009. Clique no link abaixo para visualizar o vídeo.

    http://www.cinema.philips.com/?ls=pt_pt

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  • Oportunidade – Prêmio Varejo Sustentável

    O meu amigo Vorlei, profissional de Marketing,  deu a dica de que o Wal-Mart prorrogou as inscrições para o concurso “Prêmio Varejo Sustentável” até o dia 09 de outubro de 2009.

    As áreas de abrangência do concurso são: Ecoeficiência, redução e reciclagem de resíduos, com aplicação em lojas, centros de distribuição e escritórios; Produtos e embalagens sustentáveis, com aplicação em lojas do varejo supermercadista; Processos e métodos de avaliação, medição e minimização dos impactos ambientais causados pelos produtos comercializados no varejo supermercadista e Ações sociais no negócio.

    A premiação para os melhores trabalhos incluem uma visita técnica no Departamento de Sustentabilidade do Wal-Mart, nos EUA, notebooks e premiação em dinheiro caso o projeto seja aplicado pela empresa.

    A participação é restrita a estudantes de cursos técnicos e graduação.

    Você pode conferir o regulamento completo no site http://www.premiovarejosustentavel.com.br/regulamento.aspx

    2c2ba-premio-varejo-sustentavel-wal-mart-brasilClique na imagem para melhor visualização.

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