• Design – Kia Soul

    As vezes acho que minha imaginação é fértil demais. A culpa disso é minha característica detalhista e o desejo de  ser coerente com tudo. Quando vi o lançamento da Kia, “Soul, o carro design”, logo pensei. “- Já vi algo assim antes”.

    Não sei se estou sendo rigoroso ou imaginativo demais. Afinal, tem coisas semelhantes ou é apenas minha imaginação?

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  • Processo de Tomada de Decisões

    Tomar uma decisão estratégica é escolher entre qual caminho a ser seguido. O dia a dia das organizações e também da vida dos seres humanos é repleto de escolhas.

    O processo de tomada de decisão compreende a identificação do problema ou situação e diagnóstico, afim de determinar as alternativas para a resolução do mesmo. Evidente que existem decisões fáceis e corriqueiras (chamadas de programadas, conforme Maximiano, 2000) e as decisões mais complexas, como uma fusão entre empresas, ou o lançamento de um novo produto e etc.

    É importante que as organizações executem planejamento para não serem surpreendidas constantemente pelas mudanças e invertidas do cenário que atuam, por isso é fundamental que as empresas tenham processos internos e fluxos de trabalho bem descritos, que representam os processos e procedimentos. Desta forma, a dica é: relate os processos e procedimentos(o passo a passo de cada tarefa em sua empresa) e programe alternativas para problemas que podem surgir. Crie o hábito de planejar e a tomada de decisões será uma prática prazerosa no seu dia a dia.

    Veja abaixo o fluxo do processo de tomada de decisões.

    processo-de-tomada-de-decisao2Clique na imagem para melhor visualização.

    Ouça a música “Escolhas”, com letra escrita por mim, composição do amigo Amauri Mariano e gravada pela Banda Free Light.

    [podcast]http://www.elciofernando.com.br/musicas/640f833ce511.mp3[/podcast]

     

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  • Trading-down

    Um conceito importante para se aprender é o Trading-down. Consiste em lançar um produto para um segmento mais popular com uma marca diferente da que você já atua no momento (seja líder de mercado ou não). Um caso recente e interessante foi o Trading-down feito pela excelente Kopenhagen e seu grupo acionista, ao anunciar o lançamento da marca Brasil Cacau e todos os derivativos comerciais em modelo de franchising para atingir oportunidade oferecida pelo aquecimento das classes C e D e concorrer diretamente com a também excelente marca Cacau Show.

    Clique na imagem para melhor visualização.

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  • Ambiente de Marketing – exemplo

    mascaraAo elaborar o planejamento estratégico de marketing, é fundamental analisar as influências ambientais, ou o chamado “ambiente de marketing”(KOTLER, 2004, p. 59). O ambiente de marketing é composto pelos ambientes micro e macro, também chamados de interno e externo, respectivamente. Um dos itens de análise do macro ambiente é o “ambiente natural” e atualmente temos um exemplo de fato que desencadeia algumas mudanças de comportamento dos moradores de nosso país.

    Clique no link abaixo:

    Vendas de máscaras e gel antisséptico aumentam até 500%.

    http://noticias.terra.com.br/gripesuina/interna/0,,OI3887889-EI13839,00-Vendas+de+mascaras+e+gel+antiseptico+aumentam+ate.html

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  • Desmistifique o Marketing

    No artigo “Desmistifique o Marketing”, esclareço que conhecer o significado  correto do Marketing e praticá-lo de maneira ética é dever do profissional de marketing afim de contribuir para que as empresas e organizações  alcancem seus objetivos de forma honesta.

    Desmistifique o Marketing

    Muito alta é a incidência de uso da palavra “marketing” em meios de comunicação. Infelizmente as conexões com o verdadeiro conceito da palavra não são reais e verificamos constantemente uma gama de absurdos proclamados em nome de “ações de marketing”. Marketing nada tem de enganação, “jeito brasileiro” ou até mesmo “jogada” ou algo que se realiza para levar vantagem sobre outrem.  Em nenhuma hipótese deve ser considerada ação de marketing a geração de visibilidade a qualquer preço e tampouco corresponde a ações isoladas e também não é sinônimo de propaganda. Conhecer os conceitos desta carreira e pregar corretamente suas postulações e estudos devem ser tarefas corriqueiras de quem dela se utiliza.  Marketing é uma área do conhecimento que estuda os mercados, as relações de troca existentes dentro deste mercado a partir da análise criteriosa dos ambientes de marketing (macro e micro ambientes) com vistas a definir o plano de marketing que contemple objetivos e estratégias empresariais. Qualquer outra tentativa de simplificar o termo “marketing” é reprodução de um senso comum equivocado. O equívoco foi causado, conforme RICHERS (2000, p. 5) “pelos sistemas de comunicação, tanto a mídia impressa e falada como também a ação de algumas agências de publicidade, que usam, e às vezes abusam da palavra marketing, associando-a indevidamente a ações, fatos e conceitos que não lhe dizem respeito”.

    O Marketing tem como marco inicial alguns fatos determinantes na história da humanidade. Os primeiros a serem citados são a organização da agricultura produtiva pelo homem e a construção das sociedades civis. Em um passado mais recente, destacam-se a “Livre Concorrência”, Invenção da Máquina a Vapor e Revolução Industrial com destaque para o aumento dos fatores de produção e organização das empresas através de métodos científicos, alicerçados pelos estudos da Administração Clássica e Científica, e as relações de troca. Até meados da década de 30, acreditava-se que todos os produtos eram absorvidos pelas demandas e não havia uma preocupação com o real estudo de fatores de mercado nem com a possibilidade de que a procura pudesse ser criada ou estimulada, pois havia uma demanda latente considerável neste período. (mais…)

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