• Design de embalagem – sabão em pó

    Alguns estereótipos existentes em segmentos específicos, como no caso de higiene e limpeza, foram deixados de lado na criação da embalagem do Sabão Skip, no mercado da vizinha Argentina.  Entretanto, apesar da não utilização de elementos semióticos comuns a esta categoria, o resultado é muito interessante, provocado pela sofisticação peculiar das cores prata, preto e branco e harmonia na composição marca – fundo branco.  Esta criação, assinada pela empresa brasileira Rex Design, sugere a determinação de um posicionamento premium para o segmento em questão. Eu gostei! E você?

    skip-sabao-em-poClique na imagem para melhor visualização.

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  • Evento Sem Vergonha

    Meu amigo Mauro Moraes, criador do site Portfólio Sem Vergonha, está organizando um grande evento em SP – Capital, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. O “Evento sem Vergonha” terá palestras sobre mídia social e publicidade, além de concursos de criação publicitária e algumas baladinhas para relaxar.

    Saiba mais sobre o evento clicando em www.psvsite.com/encontro

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    Logos do evento.

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  • Dica – Carousel

    Carousel – Philips. Comercial (publicidade) criado pela agência holandesa Tribal DDB premiado no Festival Internacional de Publicidade/Cannes, em 2009. Clique no link abaixo para visualizar o vídeo.

    http://www.cinema.philips.com/?ls=pt_pt

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  • Oportunidade – Prêmio Varejo Sustentável

    O meu amigo Vorlei, profissional de Marketing,  deu a dica de que o Wal-Mart prorrogou as inscrições para o concurso “Prêmio Varejo Sustentável” até o dia 09 de outubro de 2009.

    As áreas de abrangência do concurso são: Ecoeficiência, redução e reciclagem de resíduos, com aplicação em lojas, centros de distribuição e escritórios; Produtos e embalagens sustentáveis, com aplicação em lojas do varejo supermercadista; Processos e métodos de avaliação, medição e minimização dos impactos ambientais causados pelos produtos comercializados no varejo supermercadista e Ações sociais no negócio.

    A premiação para os melhores trabalhos incluem uma visita técnica no Departamento de Sustentabilidade do Wal-Mart, nos EUA, notebooks e premiação em dinheiro caso o projeto seja aplicado pela empresa.

    A participação é restrita a estudantes de cursos técnicos e graduação.

    Você pode conferir o regulamento completo no site http://www.premiovarejosustentavel.com.br/regulamento.aspx

    2c2ba-premio-varejo-sustentavel-wal-mart-brasilClique na imagem para melhor visualização.

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  • Merchandising

    De acordo com a American Marketing Association – AMA, merchandising é a ação de entregar o “produto certo, na hora certa, no preço certo, para o público certo”. Entretanto, no Brasil, a palavra merchandising possui duas conotações bem diferentes. Em nosso país aceitamos os termos de “Merchandising Televisivo” e “Merchandisign no Ponto de Venda” e ambos são ações derivadas de promoção de vendas. O primeiro é uma forma de inserção publicitária e o outro tem foco em ações no pdv.

    A nomenclatura  “Merchandising Televisivo” foi introduzida pela TV Globo (quem utilizou deste recurso pela primeira vez foi o ator Luiz Gustavo na novela Beto Rockefeller, como incremento ao seu salário porém sem o consentimento da direção da novela) e diz respeito às inserções publicitárias dentro de programas de TV(novelas, programas de auditório e etc) que fazem parte do texto ou roteiro do programa.

    Já o “Merchandising no Ponto de Venda” é a exibitécnica, ou seja,  um conjunto de técnicas de apresentação e arrumação do produto no ponto de venda.

    Nos vídeos abaixo temos dois exemplos de merchandising televisivo, um presente na novela “Paraíso” e outro muito engraçado, no filme  “Quanto mais Idiota Melhor”:

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