• Manual de orientação aos consumidores – Anvisa

    Provavelmente muitos desconhecem, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA publicou no ano de 2008 o “Manual de orientação aos consumidores. Educação para o consumo saudável” (ISBN: 85-88233-18-5). Este manual, ilustrativo e com entendimento fácil, orienta a todos sobre as informações obrigatórias na rotulagem de alimentos, principalmente sobre a  Informação Nutricional, com exemplos de situações corretas e incorretas. A publicação  também dá conhecimento sobre  os produtos light e diet, de acordo com a legislação brasileira. Ao final, apresenta tabela de porções conforme medidas caseiras adotadas rotineiramente.

    Você sabia que, em rótulos, é proibido destacar a presença ou ausência de determinados componentes que sejam normais ou não existam em alimentos parecidos?

    Exemplo:  “Óleo sem colesterol” – todo óleo vegetal não apresenta em sua composição colesterol. O certo é: “Óleo sem colesterol, como todo óleo vegetal”.

    Acesse o manual completo aqui.

    Veja abaixo a tabela nutricional.

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    Fonte: Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação aos consumidores. Anvisa. 2008.

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  • Embalagem esperta

    Seguindo a linha das “embalagens inteligentes”, a Skol apresentou no final de 2008 a embalagem Skol “seta”, dotada de tinta termo sensível, que indica quando o produto está gelado (“Seta azul? Skol gelada”).

    A decisão em relação às embalagens faz parte do que KOTLER (2003, P. 211) chama de “Decisões individuais de produtos” e deve ser analisada criteriosamente devido a importância estratégica que as embalagens possuem no contexto do marketing.

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  • Mídia Social

    Definitivamente a internet se transformou em uma grande mídia social. As pessoas/empresas usam boa parte do tempo de navegação para manter algum tipo de relacionamento, através dos programas e sites de relacionamento (e-mail, mensageiros instantâneos, Facebook®, Myspace®, Orkut®, Twiter®, Live®, Youtube®, Flickr®, Digg®, Bebo®, Delicious®, Yahoo®, Stumbleupon®, Technorat®, Life® , Peabirus® e os diversos blogs). Esta é a chamada mídia social digital. A “bola da vez” é o Twitter®, nova mania nacional que está sendo utilizado por profissionais e até por organizações como meio de comunicação formal/oficial (veja o exemplo abaixo). Evidente que as mídias sociais não devem ser utilizadas pelas organizações como o único canal midiático oficial, mas sim como um apoio às comunicações integradas de marketing e de acordo com critérios técnicos conforme o target e os objetivos empresariais e de marketing.

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    Fonte: Reprodução Twitter.


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  • Produtos – Diferencial competitivo

    Veja o diferencial competitivo do Macintosh, rsrs.

    Este vídeo na verdade trata-se de uma criação para internet (viral) dos serviços de correios da França (Laposte) – https://lettreenligne.laposte.fr/lpl/accueil.action

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  • YouTube Channels 2.0

    Já está valendo a versão 2.0 para os novos canais do YouTube©.  Esta mudança no layout dos canais está provocando uma verdadeira onda de “amor e ódio”. Muitos usuários estão enfurecidos com a ideia de inclusão de publicidade no espaço principal do canal. A partir do dia 15 de julho, todos os canais migrarão para o novo layout, ao que parece, doa a quem doer.

    Veja vídeo com as novidades do Youtube© Channels 2.0 abaixo:

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