• Gestão da imagem pessoal

    Uma área que tem despertado interesse e com potencial para maior desenvolvimento no Brasil é a “Gestão de Imagem Pessoal”. As funções  do “Gestor(a) de Imagem” são auxiliar outras pessoas a obterem resultados de percepção positiva no meio que atuam (reputação) e aumentar seu valor de brand vinculado a marca pessoal ou simplesmente melhorar o relacionamento intrapessoal. Como conceito, tal atividade deriva dos elementos do marketing pessoal e do estudo de branding e sua implantação pode auxiliar profissionais de áreas como: atletas, artistas, políticos, profissionais liberais e demais formadores de opinião.

    José Mourinho. Foto: divulgação

    Um bom exemplo atual é o técnico de futebol português José Mourinho. Em recente estudo do Instituto Português de Administração e Marketing – IPAM, a marca pessoal e direitos de imagem de Mourinho foi avaliada entre 8 e 12 milhões de Euros anuais (Fonte: Jornal Briefing). No campo esportivo, em nosso país, é fato o franco crescimento das oportunidades de assessoria aos atletas, no tocante aos direitos de imagens, contratos publicitários, associação da marca pessoal e outros envolvimentos. Existem empresas especializadas no gerenciamento destes interesses e tal atividade pode ser desenvolvida por psicólogo, administradores, profissionais de marketing, publicitários, relações públicas, jornalistas e outros que, conjuntamente, poderão definir adequadamente o planejamento acerca da imagem pessoal.

    Ainda, a imagem pessoal positiva que é percebida por outrem deve possuir uma aura de grande abrangência, em todos os aspectos entorno da vida do possuidor da marca. Exemplo: para um jogador de futebol que possui uma imagem idolatrada e formadora de opinião, a retidão deve estar também em sua conduta extra-campo, nas negociações e até mesmo sobre os produtos que representa. Essa conduta coerente deve ser acompanhada e cuidada caso a gestão da imagem esteja pautada na imagem de longo prazo e não apenas em retorno financeiro de curto prazo.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. […] avemarketing Ler Post Completo […]

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>