• A Estratégia

    No processo ou dinâmica do marketing, a palavra estratégia é uma constante em quase 100% das conversas proferidas pelos profissionais desta área. Conhecer exatamente o que é estratégia e seus mais variados tipos, infelizmente não confere ao estrategista a garantia de resultados assertivos, entretanto, possibilita que seu repertório de ações seja mais coerente e aprofundada.

    “Todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”. Sun Tzu.

    “Não há nenhum mistério em formular uma estratégia, o problema é fazê-la funcionar”. Ansoff (1965)

    Mas, qual a origem do entendimento do conceito de “estratégia”? Sua origem remonta a área militar a partir da obra “A Arte da Guerra” escrita há mais de 2500/3000 anos pelo general Chinês Sun Tzu. Com suas teorias quase filosóficas aplicadas na prática e sempre bem sucedidas, Tzu tornou-se reconhecido e seus ensinamentos repetidos por outros exércitos e também em outras áreas. Ainda, sobre a origem do conceito, o general Carl von Clausewitz, da Prússia, publicou em 1832 o livro “Da Guerra” com explicações sobre o significado de estratégia. (FAE. Coleção Gestão Empresarial).

    Em termos práticos, estratégia  é a seleção dos recursos afim de obter melhor desempenho em um mercado competitivo. A ideia de inimigo,  tal qual entendida em seu sentido militar, é substituída pelo entendimento do oponente como concorrente a disputar o mesmo mercado. Desta forma as ações organizadas de cada empresa constituem-se dos elementos práticos da estratégia.

    “Em conseqüência, um exército vitorioso ganha primeiro e inicia a batalha depois; um exército derrotado luta primeiro e tenta obter a vitória depois. Esta é a diferença entre os que tem estratégia e os que não tem planos premeditados”. Sun Tzu

    Para MINTZBERG e QUINN (1991) apud CAMARGO; DIAS (2003) estratégia “é um modelo ou plano que integra os objetivos, as políticas e as ações seqüenciais de uma organização, em um todo coeso”, ou seja, estratégia é a articulação de planejamento, análise e ações de curto e longo prazo para atingir objetivos. Sob a ótica do marketing,  como mencionado anteriormente, a(s) estratégia(s) faz parte do processo e dinâmica iniciados no estudo de mercado e consiste em conjunto de ações organizadas.

    Outras definições de estratégias:

    Estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema. Ansoff (1965)

    Estratégia é a determinação dos objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção das ações adequadas e afetação de recursos para atingir esses objetivos. Chandler (1962)

    Estratégia refere-se à relação entre a empresa e o seu meio envolvente: relação atual (situação estratégica) e relação futura (plano estratégico, que é um conjunto de objetivos e acções a tomar para atingir esses objetivos). Katz (1970)


    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. […] This post was mentioned on Twitter by Tiago Araujo Melo, avemarketing. avemarketing said: A #Estratégia: No processo ou dinâmica do #marketing, a palavra estratégia é uma constante em… http://goo.gl/fb/zZcvp […]

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>