• Análise estatística no varejo

    Por Renato Menezes – Jornalista.

    Ana Carolina Schiavon conquistou seu espaço no mercado de trabalho linense. Desde o último ano da faculdade, Carol Schiavon, hoje já formada como Profissional de Marketing, iniciou suas atividades profissionais no Supermercado Amigão, na área de Estatística de Varejo.

    Seu talento foi destacado, recentemente, na última edição da Revista Supermercado Moderno, uma das principais publicações dirigidas para esse ramo empresarial. Uma matéria de página inteira foi publicada, sobre a importância do trabalho de estatística de varejo e sobre a atuação de Carol Schiavon (veja matéria na íntegra, abaixo).

    Com o trabalho desenvolvido por ela, foi possível identificar fatores que bloqueiam os resultados e melhorar o desempenho das lojas da rede. E a formação na Unilins foi essencial para a sua qualificação “As técnicas aplicadas e desenvolvidas no curso são sólidas e atuais. A formação foi um diferencial, principalmente na área varejista onde a concorrência é extremamente intensa”, afirma ela.

    Análise estatística melhora operação das lojas

    Por Viviane Souza

    Meu primeiro grande desafio.” Foi o que pensou Ana Carolina Schiavon, à época integrante do centro de processamento de dados do Amigão Supermercados, em Lins, interior de São Paulo, ao aceitar o convite de Sidnei Serrano, diretor da empresa, para coordenar o projeto de análises estatísticas, cuja finalidade é indicar quais fatores bloqueiam os resultados das 9 lojas.

    Segundo Ana Carolina, é possível identificar problemas como custos altos e mix inadequado por meio de análise estatística e do cruzamento de 15 indicadores de performance. A base de comparação são índices nacionais do setor. “Muitos deles conseguimos na Supermercado Moderno”, revela.

    Entre os indicadores estão cálculo de compras sobre vendas, controle de custos e ruptura, mark-up, vendas por m² e funcionário. As análises são semanais e de responsabilidade de cada chefe de setor. “Analisamos os dados recebidos e depois fazemos os cruzamentos com a ajuda de um software específico. O resultado volta aos líderes de seção, com um prazo para definir a melhor estratégia e resolver os problemas”, explica.

    Em 2010, a análise dos açougues mostrou alto percentual de quebra (18%). “Graças aos indicadores, descobrimos as causas: excesso de fornecedores, estoque alto e erros no manuseio. O chefe da seção foi informado e, poucos dias depois, a quebra caiu 2%. Hoje, um de nossos açougues representa 15% do faturamento da loja”, comemora.

    O próximo passo é desenvolver um sistema ainda mais ajustado. “A ideia é colocar esse software no mercado”, revela. O possível interesse de concorrentes diretos não assusta. “A nova ferramenta nos permitirá a entrada em um novo negócio”, completa Carol.

    Fonte: Supermercado Moderno

    Ana Carolina Schiavon da Rede Amigão Supermercados é uma das Candidatas ao 7º Prêmio Destaque Você, que Homenageará, em 2011, o Profissional que mais Representa a Eficiência do Autosserviço.

    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. […] trabalhar com informação pode trazer mais dinheiro para o seu varejo? http://www.elciofernando.com.br/blog?p=7402 # […]

    2. O exemplo mostra que o curso prepara, de fato, os profissionais para ingresso no mercado de trabalho. A partir desse ponto, o desempenho de cada um será reflexo do próprio esforço e dedicação. A Carol sempre foi muito dedicada em minhas aulas e, acredito, que em todas as outras disciplinas. Parabéns a ela e ao curso de Marketing de Unilins.

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>