• Satisfação do consumidor


    Muito se diz a respeito deste que, sem dúvida alguma, é o mais importante personagem das relações comerciais vigentes atualmente.

    O século passado vivenciou duas etapas do marketing moderno, com um foco estritamente nos produtos e nos modos de produção em meados da década de 50/60 e um recente foco nas imagens na década de 70/80. A partir da década de 90 as orientações indicavam que a percepção do consumidor era a coisa mais importante, além do resultado efetivo propriamente dito. Com a chegada do novo século melhoramos e qualificamos nossas conclusões com acesso a informação e comunicação. Hoje definitivamente afirmamos que é importante possuir  cuidados com o produto (aparência, design, competitividade, qualidade, distribuição, comodidade, etc) e manter uma imagem positiva projetada na mente das pessoas. Entretanto o fator predominante é a satisfação total do cliente e consumidor.  As empresas, em qualquer ramo de atividade, que possibilitarem a satisfação total do consumidor ( por meio de produtos ou serviços ) provisionam grande passo rumo ao sucesso.

    Mas o que é satisfação do consumidor?

    Quando compramos algo, possuímos uma expectativa com relação ao produto e/ou serviço que acabamos de adquirir. Ou seja, se compramos um sapato, por exemplo, temos a expectativa que ele será confortável, durável, elegante, etc. Além de passarmos pelo  processo de compra com a certeza de ter realizado um bom negócio.

    Da mesma forma que nós temos as expectativas e idéia de valor, os produtos e/ou serviços possuem um após a compra.desempenho. Então, satisfação do consumidor é a função do desempenho percebido e das expectativas.

    Pense comigo: se o desempenho percebido estiver abaixo das expectativas, então o cliente/consumidor estará insatisfeito. Se o desempenho percebido atender ou superar as expectativas,  o cliente estará satisfeito.

    Em suma, a disputa competitiva exige das empresas a superação total das expectativas e do que é entregue pelos concorrentes. Para o consumidor, a tentação de trocar de marca ou loja está sempre por perto, provocado por estímulos internos e externos.

    Por isso, em satisfação do consumidor, o grande e simples segredo é: exceder as expectativas dos consumidores. Você não pode simplesmente atender às expectativas, você precisa, mais do que nunca, superar estas expectativas todos os dias. Sempre!

    Pensem nisso! Sucesso!


    Related Posts with Thumbnails
    facebook twitter Google Buzz MySpace delicious

    Espalhe por ai:

    Comentários


    1. Esferashop é confiável, compro sempre nessa loja por causa do preço baixo e rapidez na entrega.
      Indico a todos que querem ficar satisfeitos ao comprar eletronicos.

      Obrigado

    Deixe seu comentário

    Os comentários podem ser moderados. Não são aceitas mensagens com conteúdo preconceituoso, discriminatório, ofensivo e com linguagem grosseira ou obscena. Também não são aceitas mensagens que caracterizem spam ou que estejam fora do contexto do blog.

    O blog não se responsabiliza pelos comentários efetuados por terceiros e se reserva o direito de, a qualquer tempo, retirar qualquer mensagem publicada.

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>