• Adidas adota postura corajosa e reconhece erro publicamente

    Imagem: Editoria de arte / Globoesporte.com

    A recente promoção de vendas realizada pela Adidas Brasil para o Fluminense  Football Club tem tudo para figurar entre os cases emblemáticos dentro da administração de marketing. Com temática dedicada à comemoração dos 110 anos do clube carioca, a fornecedora de material esportivo lançou uma ação promocional inédita e muito bacana: colocou a venda uma camisa comemorativa com produção limitada ao total de dias (40.178) da existência do Flu. As camisas, nas cores cinza e branco, possuem numeração sequencial, fato que provoca aceleração nas vendas, devido o contexto simbólico e valioso que o produto pode ter, no futuro. Além disso, quando se trata do futebol, há um componente emocional muito forte envolvendo as relações entre clube – marca – torcida, fato causado pelo amor e paixão do brasileiro pelo esporte.

    Entretanto, após matéria publicada no Globo Esporte, ficou constatado que três camisas com numeração 00001 foram adquiridas por pessoas distintas. Tal fato seria suficiente para derrubar a reputação da promoção e suscitar dúvidas quanto a honestidade da ação promocional. Porém, em uma resposta transparente e rápida, a Adidas rastreou e confirmou o erro que, “segundo o gerente de brandmarketing da Adidas Brasil, Diogo Guimarães, a falha aconteceu apenas com a numeração 00001. Antes de fazer qualquer camisa, a empresa confecciona protótipos das peças que são usados como referência para o restante da produção. Cada produto criado gera por volta de dez protótipos. Os mesmos, por serem exatamente as mesmas camisas que serão vendidas futuramente, acabam também indo para as lojas. E foi isso que aconteceu com o uniforme comemorativo” (G1).

    Logo após assumir o erro, a empresa comunicou que pretende recomprar as camisas com numeração repetidas por R$2.500,00, em uma decisão corajosa que demonstra a seriedade da empresa com relação a seus clientes. O ressarcimento, bem acima do valor do mercado, é uma forma de pedido de desculpas e de reestabelecimento da confiança por parte de toda a torcida do clube das Laranjeiras. Todo e qualquer possível desgaste que um equívoco em uma promoção provoca em uma marca tende a ser minimizado através  uma resposta rápida e eficiente, perante o mercado.

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    Comentários


    1. Achei ótima a resposta. A Adidas sempre me pareceu muito séria mesmo e essa ideia de comprar as camisas por R$2.500,00, vai cair positivamente pros torcedores.

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