• Rede de restaurantes quer mudar posicionamento estratégico

    A rede de restaurante americana Hooters, conhecida pela simpatia e beleza de suas atendentes, vestidas com uniformes sensuais, quer mudar a forma que é vista pelo mercado afim de atrais um público mais pulverizado. Inaugurado nos Estados Unidos em 1983, a rede se diferenciou das demais por abrir lojas aconchegantes em bairros e pelo estilo de atendimento.  A própria empresa define em sua missão que a “Hooters American Restaurant oferece exatamente o que você espera: ótima comida servida pelas mundialmente famosas Garotas Hooters de forma casual e divertida“.

    Toda mudança de posicionamento estratégico requer muito cuidado, pois há o risco de não atingir o novo posicionamento desejado e perder o modelo anterior, com o tempo.  Posicionar-se é a distinção que uma empresa faz perante seus concorrentes e como a mesma faz com que o mercado perceba essa distinção. Pode ser por meio de atributos /benefícios do produto ou serviço, bem como processos, procedimentos ou outro elemento que possa ser percebido pelo consumidor, de alguma forma. Para HOOLEY, SAUNDERS e PIERCY (2000) “a diferenciação é a criação de algo que pareça ser único no mercado”.

    A ideia da administração da marca Hooters é, segundo reportagem publicada na revista Meio & Mensagem, atrair outros públicos ao estabelecimento comercial – jovens e mulheres. Ao que parece, a empresa se dedicará a maiores esforços de mídia, afim de criar maior empatia e penetração da marca, no mercado americano.  Evidente que, somente ações de comunicação midiática não são suficiente para segurar um novo posicionamento por certo tempo sem alterações no que a empresa entrega ao consumidor, em termos de produtos (aumentar o mix de produtos e melhorar qualidade dos mesmos), ambiente do pdv e o já famoso apelo sensual no atendimento.

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