-
30 anos do Macintosh
12 de fevereiro de 2014 | Por avemarketing em comunicação, MarketingE lá se vão 30 anos do lançamento do computador pessoal Macintosh, pela Apple. O produto, lançado em 04 de janeiro de 1984, foi o primeiro a apresentar a relação homem-máquina através de uma interface gráfica mediada por símbolos e controlada mediante uso de um mouse. Interessante considerar que a empresa americana permanece na vanguarda em relação aos segmentos que atua e seus lançamentos continuem sendo ansiosamente esperados pelo mercado, ano a ano.
Mas, além da inovação do produto em si, o lançamento do produto na época contou com a propagação de uma publicidade que, certamente, está entre as 10 melhores de todos os tempos, na minha opinião. Em uma direta correlação à obra de George Orwell, a publicidade da Apple, também intitulada”1984″ e dirigida por Riddley Scott, coloca o expectador quase como um personagem de um cotidiano comandado pelo “Grande Irmão” (recomendo a leitura do livro para entender melhor como a mídia e o sistema manipulam a sociedade e as pessoas, na visão de Orwell) que, em determinado momento, “quebra” o controle exercido até então com a introdução do Macintosh. Poderíamos até discorrer aqui sobre o que a Apple faz a posteriori, que, também é um controle midiático e manipulador a partir dos seus sistemas operacionais fechados, mas fica para uma próxima ocasião.
O trigésimo aniversário de lançamento e o sucesso da Apple são situações tão emblemáticas que a companhia comemorou com um evento social e beneficente, além da criação e disponibilização de um site bem interessante em forma de “linha de tempo” e, claro, com a veiculação de um novo comercial (abaixo).
Comentários
Não existe nenhum comentário, então seja o primeiro!