• O Google Glass como ferramenta de marketing

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    Google Glass no Super Bowl

    Grandes marcas investem no gadget do Google para gerar interação com o público-alvo e se aproximam de cada cliente por meio de novas experiências tecnológicas.

    Sem dúvida alguma, a ferramenta mais comentada dos últimos tempos é o Google Glass. Tido como um verdadeira inovação tecnológica por criar experiências totalmente diferentes aos usuários, o gadget, mais que uma novidade bem diferente, tem sido cada vez mais utilizado como uma boa estratégia de marketing de grandes empresas. Sim, o produto exclusivo do Google ainda está em testes, mas já há empresas se adiantando e fazendo de tudo para monetizar esta tecnologia, seja com aplicativos, estratégias de publicidade ou verdadeiras ações que visam a integração entre marca e cliente.

    O marketing a favor do Google Glass. Ou será o contrário?

    O Google Glass é a tecnologia mais recente do gigante de buscas. O projeto, mostrado ao público pela primeira vez em 2012, está previsto para ser lançado oficialmente este ano, e as recentes notícias mostram que o produto vem sendo aperfeiçoado e moldado às necessidades dos usuários. Para os ansiosos, o Google possibilita participar do programa explorador de teste, contudo é necessário pagar cerca de 2 mil reais para isso. Assim, grandes marcas viram nesta possibilidade uma boa forma de se destacar e posteriormente monetizar por meio do uso do produto.

    Como isso é feito? Bem, o marketing é criatividade, então as marcas se aproveitam do orçamento publicitário gordo e geram experiências únicas com os clientes e alguns exemplos estão abaixo:

    Virgin Atlantic

    A companhia aérea britânica Virgin Atlantic usou a tecnologia do Google Glass a seu favor e ganhou destaque por isso em toda a imprensa internacional no último mês de fevereiro. O projeto piloto da empresa permite que os clientes da empresa possam acelerar o processo de check- in. Uma equipe de funcionários equipados com o Google Glass fornecem informações sobre o voo do passageiro durante seis semanas e se a experiência com o cliente for bem-sucedida, a ideia se espalhará por outros aeroportos.

    Google Glass no Super Bowl

    O Super Bowl faz o mundo inteiro parar: são cerca de 100 milhões de telespectadores em todo o mundo e, logo, aparecer no horário de transmissão custa caro – para 30 segundos são investidos cerca de 4 milhões de dólares. Visando o verdadeiro mercado que se desenvolve neste nicho, a TV americana CBS decidiu se destacar oferecendo uma outra perspectiva dos jogos esportivos colocando o Google Glass no repórter em ação. Isto nos faz pensar em outro nicho que pode se aproveitar bastante do Google Glass para criar conteúdo alternativo e gerar receita –  a imprensa e a cobertura feita em tempo real.

    NBA

    Já que o assunto são manobras de marketing na cena esportiva, outro destaque vai para o uso do Google Glass na NBA em agosto do ano passado. Tudo organizado pelo site de notícias The Verge.

    L’ Oréal

    A marca de beleza L’ Oréal também se aproveitou do Google Glass para gerar o tal do buzz plublicitário. E até que a marca usou o gadget para algo bem interessante: auxiliar profissionais em uma espécie de educação profissional online, que também trará um aplicativo e um blog para demais esclarecimentos. A aproximação entre marca e cliente, neste caso, é feita por meio da educação.

    Percebemos com estes cases que as grandes marcas não querem, ao primeiro momento, gerar receita, mas sim visibilidade perante aos consumidores. Por mais que seja necessário investir muito para isso, as empresas estão preparadas, atualizadas e dispostas e encarar esta nova ferramenta de mercado que tem tudo para ganhar público. Assim, com aquela premissa de ‘esteja onde o seu público está’ tem marcas que já estão dando um passo a frente, se adaptando e criando as suas próprias estratégias de ‘sobrevivência’.

    Fonte: FastCom

    Imagens: NBC News, Forbes, Adweek e Blogs CIO

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